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Cooperação estratégica para não morrer: The Grizzled

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Postado em: 29 de abril, 2019.    

Em muitas situações de risco, a falha de um único integrante de um grupo de pessoas pode causar grande perda a todos. Nesse sentido, o jogo de tabuleiro The Grizzled é um desafiante exercício de sobrevivência e cooperação para grupos que querem se tornar equipes.

 

Nesse jogo, você está nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, uma situação na qual os soldados eram tratados como “bucha de canhão” e tinham de enfrentar inimigos mais cruéis do que os exércitos adversários: as fobias, os traumas e as adversidades.  Estas correspondem à seis ameaças reais: gases venenosos, ataques, bombas lançadas, noite, chuva e neve.

 

O grupo de cinco amigos de adolescência do qual você faz parte pertence a um pelotão que tenta sobreviver nesse ambiente extremamente hostil e afeito a pressões de todos os lados. Somente a amizade e a cooperação entre vocês são capazes de torná-los vencedores dessa jornada inglória que é escapar dos horrores do campo de batalha.

 

O jogo é constituído por várias missões, com provações e desafios inesperados para serem enfrentados -, representados por cartas que cada um recebe -, até que se consiga a Carta da Paz, considerada por jogadores afeitos a esse jogo de tabuleiro, como uma façanha difícil.

 

Tal panorama de The Grizzled faz desse jogo um espécime peculiar entre os jogos de tabuleiro moderno, no sentido de se mostrar propício ao desenvolvimento do pensamento estratégico para grupos que precisam de uma maior integração pessoal e profissional. Até para aprender a liderar pessoas é preciso participar de simulações críticas como essa, nas quais se envolvem sentimentos e emoções recorrentes na vida real.
 
Como funciona a aventura do jogo

 

Existem duas pilhas de cartas que regem todo o jogo: uma de missões e outra de moral. A última carta da primeira pilha é a carta da Paz; a última carta da segunda pilha é a carta de Monumento. Se a primeira pilha acabar e surgir a Carta da Paz, está decretada a vitória do grupo, que demonstrou ter, de fato, transformado-se numa equipe; mas, caso a segunda pilha acabe primeiro, revelando a Carta de Monumento, o jogo termina – significa que o grupo não sobreviveu.

 

Os participantes recebem dois tipos de cartas: as de trauma, que agem sobre cada um, e as de fobia, que precisam ser descartadas. Se, por infelicidade, você receber três cartas de traumas, pode ser que não tenha sido devidamente ajudado, morre e encerra o jogo. Cada carta de fobia, que dá início à rodada, apresenta três tipos de ambientes e perigos que precisam ser evitados. Conforme já foi mencionado, os ambientes são: a noite, a chuva e a neve; por sua vez, os perigos são: artilharia de morteiros, gases venenosos e ataques dos inimigos – nesses casos, as cartas são ilustradas, respectivamente, máscara de gás antiga, apito militar e bomba caindo. O surgimento de três fobias repetidas decreta o fim da missão, mas, nesse caso, ainda não é o fim da partida.
 

 
Quando a missão da rodada tem sucesso, as cartas que foram lançadas à mesa pelos jogadores, são descartadas, dando início a uma nova missão. Porém, caso a missão venha a falhar, essas cartas voltam para a pilha de moral. Isso faz com que a pilha de cartas que leva à paz permaneça maior, tornando a vitória um pouco mais difícil.

 

Uma rodada é composta por quatro fases: Preparação, Missão, Suporte e Queda de Moral. O líder da missão na rodada verifica os riscos e escolhe a intensidade da ação, determinando o número de cartas que cada jogador receberá. Essas cartas são retiradas da pilha de missão para serem distribuídas a cada um dos demais participantes, começando com o próprio líder.

 

Percepção das estratégias
 
Como nas organizações modernas, embora haja coordenadores que se revezam, não há um guia que deve saber o que fazer em todos os casos, por isso é fundamental a sintonia de ideias e opiniões – também não há espaço para egoísmos ou descuidos, pois o fim de um é o fim de todos.

 

Significa dizer que, quando o jogo de fato começa, cabe a você estar atento às implicações de suas ações e à situação dos demais colegas. O então líder naquela rodada pode deixar passar despercebidos aspectos de risco, devendo ser auxiliado pelos demais, com observações oportunas sobre como agir.
 
Assim como nos momentos mais desafiadores e arriscados de qualquer grande empreendimento, existem as armadilhas bastante danosas, bem como, situações de baixa de moral do grupo ou de integrantes do grupo, que podem ser enfrentadas com “tokens” (pequenas fichas) de discursos. Estes podem ser utilizados para encorajar e ajudar na recuperação entre colegas. É importante estar preparado para estratégias emergenciais, como bater em retirada, que significa que todos devem recuar, escapando de algo pior, para poderem se reorganizar e iniciar uma nova empreitada.
 

Acima, temos uma ideia da pilha de cartas, Carta da Paz ao lado da Carta de Monumento, “tokens” de discurso, marcador de líder da rodada, “tokens” indicativos de suporte, Cartas dos personagens, e cartela com as Missões.
 
Você, assim como os demais, conta com sua carta de amuleto da sorte, uma espécie de “carta na manga”, para determinados momentos críticos. Trata-se de uma ação na qual se consegue reverter cartas de alto poder ofensivo, e que pode ser recuperada caso, no final da rodada, o maior número de marcadores de suporte estiver apontando para seu lado – são outros tipos de “tokens” indicativos, também redistribuídos no início da rodada.
 
A utilização da mecânica dessas cartas em situações de riscos é um aspecto decisivo para a vitória ou para a derrota. No caso dos traumas, por exemplo, um deles pode fazer o jogador ficar mudo, sem poder realizar o tal discurso salvador; outro pode obrigá-lo a ser o último da bater em retirada – a impossibilidade de deixar a missão, por exemplo, pode colocar tudo a perder.

 

Portanto, jogar The Grizzled exige colocar à prova seu senso de equipe, ter nervos para enfrentar situações de risco e momentos de pressão, em que você pode ser afetado por um dano fatal. É preciso saber ajudar um colega quando ele passa por uma situação de iminência de morte no jogo, desenvolver estratégias conjuntas e ter a expectativa certa de todas as possibilidades subsequentes que as ações provocam. Alcançar a Paz e voltar para casa são e salvos é o grande objetivo do jogo.

 

The Grizzled exige a preocupação constante com estratégias coletivas e estimula a consciência de pertencimento de um grupo que precisa pensar como uma equipe. Cuidar de quatro colegas significa ter os quatro cuidando de você. Certas cartas em sua mão são decisivas para o sucesso de uma missão, mas é comum pedir ajuda aos demais. Mesmo quem já jogou mais de uma vez, não sabe todas as respostas, pois elas dependem das cartas que vão surgindo e que requerem uma boa interpretação de suas implicações e aplicações.

 

Créditos: A belíssima arte desse jogo foi feito por Tignous, aquele artista que foi morto no atentado ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, em 2015. A criação é de Fabien Riffaud e Juan Rodriguez. O jogo foi publicado inicialmente pela Editora Sweet Games, ainda em 2015. O jogo é originalmente em inglês, mas traduções das regras podem ser encontradas em português, no site da Ludopedia.

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