Quem Somos

 

Somos pesquisadores e desenvolvedores da ludicidade, que acreditam na capacidade dos jogos em auxiliar a mente humana a melhorar a si mesma e a comunidade à sua volta. Pesquisamos, criamos e divulgamos jogos que se aplicam à qualquer idade e contexto.

 

Nossa missão
 
Proporcionar às pessoas a percepção de que a sabedoria dos jogos instiga a compreensão de si mesmas e da realidade,  dinamiza o processo de ensino e aprendizagem na educação e no empreendedorismo pelo desenvolvimento da inteligência e da criatividade, a partir da pesquisa, produção e divulgação de todo conhecimento possível nessa área.

 

Proposta da Ludosofia

 

Ludosofia é a aplicação de conceitos filosóficos dos jogos na vida das pessoas. Sua proposta é utilizar a essência metafórica dos jogos para permitir a percepção da realidade e da sociedade, representada em simulações e experimentações, capazes de proporcionar habilidades mentais e físicas intrínsecas ao ser humano em situações de crises, adversidades e desafios.

 

A Ludosofia parte do princípio de que todo e qualquer jogo é uma analogia para a vida, no qual as pessoas exercitam e colocam em prática, virtudes, aptidões, emoções, pensamentos racionais e criativos, a fim de adquirir conhecimentos transformadores de suas existências.

 

A prática bem orientada dos jogos começa na família, estende-se às escolas, consolida-se nas empresas. A partir deles, aprendemos a envolver emoções e virtudes, a desenvolver aptidões éticas e morais para competir e colaborar ao mesmo tempo. As crianças precisam saber que os jogos são práticas de valores e de aprendizagem, baseadas no entretenimento e na alegria de jogar.

 

Proposições do Instituto Ludosofia

 

1) Produzir conhecimentos a partir de análises teóricas e práticas sobre jogos de todos os tipos, e provenientes de todas as épocas e culturas para formação pessoal e educacional de crianças e adultos.

 

2) Desenvolver capacidades estratégicas de empreendedorismo pessoal e organizacional, a partir da criação, percepção e aplicação dos jogos e suas metáforas para superação de desafios e obstáculos ao crescimento humano.

 

3) Demonstrar aos professores e alunos que os jogos de tabuleiro permitem o exercício e o desenvolvimento do pensamento computacional antes mesmo do acesso ao estudo da informática.

 

4) Estabelecer um centro de referência de estudos e pesquisas sobre os jogos com o uso do método da Ludosofia, para gerir modelos e processos de desenvolvimento da mente humana e da formação de crianças e adultos de todas as idades.

 

Obs.: baixe o livro Ludosofia: a sabedoria dos jogos, com a proposta completa em:

https://ludosofia.com.br/livros/