Postado em: 19 de setembro, 2019.
Jarmo possui um tabuleiro assimétrico fazendo com que cada jogador tenha uma visão diferente da partida. Jogo de estratégia abstrata para dois jogadores, em que cada participante tenta colocar o maior número de arqueiros na fila inicial do oponente. Ao mesmo tempo em que ambos tentam capturar o maior número possível de peças adversárias.
De acordo com uma antiga lenda Tartariana, Batu Khan, neto de Genghis Khan, carregava um exemplar deste jogo durante as campanhas militares, e sempre jogava uma partida antes de cada batalha, como preparação para incorporar a disposição de guerreiro. “Jarmo” significa “arqueiro” em tártaro, e este mesmo nome é dado às peças usadas no jogo.
Objetivo do jogador é atingir a primeira linha do adversário com tantos arqueiros quanto possível. Contudo, a estratégia de vitória é mais complicada do que simplesmente mover as peças de encontro à base do adversário.
Características do jogo e versatilidade do tabuleiro
Não é permitido a um jogador fazer a mesma jogada para trás e para a frente mais de duas vezes seguidas; e quando um arqueiro atinge a última linha, ou seja, primeira linha do adversário, não pode fazer mais jogadas e deve ficar nesse círculo até ao fim do jogo ou até ser capturado.
Tabuleiro pode ser uso de qualquer lado.
Por sua vez, a feitura do tabuleiro apresenta uma versatilidade que dinamiza diferentes partidas: cada lado do tabuleiro proporciona ao jogador uma configuração diferente de ações. Ao trocar de lado ou virar para um dos lados do tabuleiro nas partidas seguintes, o jogador precisa lidar com um novo padrão de combinações de caminhos a serem seguidos.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: