Postado em: 25 de setembro, 2019.
São chamados jogos de urso, uma categoria de jogos de tabuleiro, dos quais muitos têm raízes históricas no Império Romano. Foram descobertos em lugares do Império tão distantes como Turquia e França, sendo fácil encontra-los hoje, notadamente, na Itália. Mas, todos os modelos são jogos de tabuleiro de estratégia abstrata para dois jogadores em que três caçadores tentam aprisionar um urso.
Parece haver uma clara vantagem para o time dos caçadores, porém, o equilíbrio se dá porque é possível executar tantos movimentos quanto um jogo de xadrez. Os diferentes formatos gráficos de tabuleiros encontrados ao longo dos séculos, são demonstrados abaixo.
Objetivo do jogo e número de jogadas
Trata-se de um embate em que cada jogador possui um objetivo distinto. Um controla as três peças de cor clara, que representam os caçadores e seu objetivo é cercar a peça do outro jogador, de cor escura, que representa o urso. Se ao final de 40 movimentos os caçadores não conseguirem prender o urso, este vence a partida. Essa quantidade de jogadas pode variar conforme acordo feito antes da partida.
Conheça as variantes dos tabuleiros do Jogo do Urso
Versões para impressão
Baixe as versões grega e romana dos tabuleiros, com as regras, clicando em: