Uma antiga lenda africana conta que uma tribo caminhou muito tempo pelo deserto até chegar no litoral, à beira-mar. Recolheram muitos moluscos e depois fizeram a jornada de volta para sua aldeia. Durante a caminhada, faziam buracos na areia para armazenar as conchas. Dessa prática surgiu o jogo de conchas em buracos, considerado também, um dos mais antigos do mundo.
O jogo espalhou-se por praticamente toda a África e depois foi levado para outros países. Acabou sendo designado por muitos nomes, mas todos pertencentes à família Mancala, considerado o xadrez africano. Em diferentes países africanos o jogo é conhecido por nomes variados como: Gebeta (Etiópia), Wari, Oware, Omweso, Awel, Awelé; na Ásia seus nomes são: Sungka, Dakon e Congklak; nas Filipinas chama-se: Papandakon; no Sri Lanka denomina-se: Tchanka; na Síria tem o nome de Chouba e no Brasil: Mancala ou Caravana. Existem 200 regras diferentes, porém, uma Federação Internacional na África mantém regras fixas para torneios e campeonatos.
Mancala cavado no chão africano e um dos modelos populares do jogo.
O tabuleiro contém duas fileiras paralelas de covas, cada uma com seis delas. As 48 sementes do jogo são distribuídas igualmente e cada cova recebe 4 sementes. Alternando-se por vez, cada jogador esvazia uma cova do seu lado, distribuindo as sementes no sentido anti-horário, uma a uma, nas casas seguintes. Alguns exemplares apresentam cavas maiores nas duas extremidades do tabuleiro para que os jogadores possam guardar as sementes capturadas.
Mancala em madeira, com cavidades nas extremidades para guardar as sementes que forem sendo capturadas.
Tabuleiros rústicos e sementes comuns são usados. À direita, uma versão do Mancala, com diferente configuração das casas.
Quando a última semente da mão do jogador for colocada numa cova que tenha 1 ou 2 sementes apenas, ele deposita a sua e recolhe todas (no caso, 2 ou 3). Mas, o interessante desse jogo é que nenhum jogador pode passar fome e ficar sem nenhuma semente para jogar. O oponente escolhe uma das suas e a entrega ao adversário. O jogo se encerra quando não houver mais possibilidade de captura, sendo vencedor quem conseguiu coletar mais sementes.
Tabuleiro etíope escavado na pedra, do século VII e estatueta de jogadores de Mancala (autoria desconhecida).
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: