Postado em: 2 de janeiro, 2020.
Hei Su Hong Su é um jogo de tabuleiro criado em décadas recentes pelo designer Christopher Paetz e sobre o qual não se sabe muita coisa além de suas regras. Consiste em uma batalha estratégica entre dois oponentes pela conquista de maior território no tabuleiro. Porém, sua dinâmica apresenta aspectos inusitados, uma vez que um jogador retira a peça de sua cor escolhida de uma fileira em um dos lados e a insere na outra ponta da mesma fileira, do outro lado. Esse movimento mexe com toda a fileira de peças, em um processo que envolve as peças de quem joga, assim como as peças do adversário e as peças neutras, de uma terceira cor, que se encontram no tabuleiro.
O tabuleiro tem uma grande área de colocação das peças dividida em quatro partes iguais, além de uma coluna à esquerda, na qual se movimenta uma moeda, do centro em direção a uma ou outra cor do adversário (no caso, preta ou vermelho). Podemos observar, entretanto, que na parte maior estão posicionadas as peças dos dois adversários, sendo 9 pretas e 9 vermelhas, assim como as 18 peças neutras, de cor branca.
As principais características de jogabilidade de Hei Su Hong Su está no fato de que, se um jogador interceptar uma peça cercando-a com 4 de sua cor (inclusive contando com a peça que está do outro lado do tabuleiro e na mesma fileira) ela será substituída por uma das peças desse jogador. Cada peça capturada faz mover a moeda na coluna da esquerda: uma casa se a captura for de uma peça neutra e duas casas se for de uma peça do adversário. O jogo termina quando o marcador se move até o final da escala ou quando um jogador posiciona todas as suas peças no tabuleiro, conquistando maior território.
Um Review do jogo, em inglês, pode ser conferido neste endereço:
https://www.youtube.com/watch?v=HJgC1tOWqCc&feature=youtu.be
Para visualizar clique em Imprimir >>>