Postado em: 18 de agosto, 2020.
Hare & Hounds (Lebre & Cães de Caça) é um desses jogos simples que impressionam pela jogabilidade divertida e dinâmica. Ficou conhecido também como Jogo Militar Francês no século 19, servindo em décadas recentes ao estudo de teoria combinatória dos jogos. Existem várias versões de nomes e formatos de tabuleiros espalhados por diferentes países da Europa, embora mantenha a estrutura de fluxos de ação.
Fascinado pela sua jogabilidade, o matemático Martin Gardner considerou, em sua coluna Mathematical Games, na revista Scientific American, em 1963, que esse jogo, “combina extrema simplicidade com extraordinária sutileza estratégica”. E lamentou que importantes historiadores de jogos de tabuleiro, como Willard Fiske, H. J. R. Murray e R. C. Bell não o incluíram em seus trabalhos.
Hare & Hounds, como muitos jogos desse tipo passou por pequenas alterações, mas manteve uma característica peculiar, em que 3 cães precisam cercar e imobilizar 1 lebre para vencer, enquanto esta pode se sair vencedora caso consiga passar pela linha de cães e chegar na outra ponta do tabuleiro sã e salva. Isso o diferencia de muitos jogos de caça em que ocorre a captura de peças.
Não se sabe a origem desse jogo, com relatos imprecisos de sua existência desde a Idade Média. Chegou ao século 19 com uma estrutura e regras peculiares, ganhando uma versão definitiva moderna, que foi referendada por Gardner. O nome: Jogo Militar Francês ficou popular porque, durante a guerra franco-prussiana entre 1870 e 1871 os oficiais franceses costumavam jogá-lo com frequência. Porém, suas versões têm diferentes nomes como: Jogo do Soldado, Jogo dos Anões, O Diabo entre Alfaiates, além de Haretavl, na Dinamarca; Hare och Hund, Trevolpa ou Volpalejden, na Suécia.
Quanto às regras, existem pequenas mudanças entre as versões, aumentado ou diminuindo o grau de dificuldades para os cães. Em uma, por exemplo, o jogador com a lebre pode colocá-la inicialmente em qualquer ponto do tabuleiro, em outra, esta deve partir do ponto extremo oposto de onde estão os cães. E para que a superioridade quantitativa dos cães não seja um fator de desiquilíbrio, estes não podem se mover para trás, somente para os lados e para frente. A lebre tem essa vantagem de poder andar para qualquer lado, inclusive retornar, permitindo que a partida ganhe uma dinâmica combinatória mais rica de possibilidades.
Imagens acima retiradas do site: Board and Pieces
O tabuleiro e as regras que disponibilizamos nesta seção corresponde àquelas consolidadas por Martin Gardner, como mais apropriadas à versão moderna do jogo.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: