Postado em: 16 de outubro, 2020.
Ringo é um jogo de tabuleiro criado e patenteado por Friedrich Kleissl na Alemanha. Porém, estima-se que sua origem seja datada dos anos 1700. Os registros principais do jogo encontram-se na obra “Descobrindo antigos jogos de tabuleiro” de 1973, contendo as regras principais do jogo. Existem diversas versões de Ringo que alteram levemente seu modo de jogo, mas todas tratam de um cerco medieval em um castelo. Os atacantes tentam invadir o castelo enquanto os defensores procuram eliminar os invasores.
Alguns outros jogos como Tablut e Hnefatafl se assemelham ao Ringo, mas estes são jogados em tabuleiros quadrangulares. O nome Ringo é uma possível referência ao formato circular do jogo e aos seus anéis internos (rings). No anel central do jogo está a torre e o objetivo dos atacantes é moverem duas peças até essa região central. Os defensores devem impedir os atacantes até que reste apenas um deles no tabuleiro.
O jogo é realizado com movimentos tradicionais do jogo de Damas: as peças andam para as casas adjacentes que estiverem vazias, por parte de ambos, atacantes e defensores, e as capturas ocorrem por saltos, conforme a figura abaixo.
Um fato curioso: como o jogo tende a ser mais vantajoso para os atacantes com suas regras tradicionais, costuma-se criar regras adicionais para que o lado dos defensores fique mais nivelado. Algumas dessas regras incluem fornecer mais uma peça para os defensores, reduzir peças dos atacantes ou dar movimento ilimitado em uma direção para os defensores. Fica a critério dos jogadores adotarem ou não estas regras sugeridas.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: