Postado em: 1 de setembro, 2018.
O conceito de “visão” é muito empregado nos contextos de liderança e empreendedorismo, sendo desejada como uma qualidade importante para qualquer líder que queira conduzir seu empreendimento com sucesso. Mas, afinal, o que seria essa “visão” e como ela pode ser empregada? O jogo de tabuleiro Tsuro* nos traz uma analogia proveitosa para compreender esse conceito.
Observar e traçar fluxos no jogo
Tsuro é um jogo de tabuleiro moderno que pode ser jogado entre duas a oito pessoas. Trata-se de um tabuleiro esquadrinhado com 6 X 6 quadrados, nos quais devem ser encaixadas peças, chamadas de tiles que contém trilhas desenhadas nelas. São os “caminhos do dragão”. Com bela arte reminiscente do estilo de pintura chinesa imperial, o jogo se assemelha, ao mesmo tempo, a uma dança e a um combate (como muitos estilos de artes marciais), em que o jogador tem como objetivo manter-se dentro do tabuleiro o maior tempo possível, seguindo as trilhas desenhadas nos tiles. Isso porque essas trilhas tanto levam para dentro do tabuleiro, quanto levam para fora, eliminando o jogador.
Cada jogador é representado por uma “pedra”, uma pequena peça de cor diferente, que vai sendo conduzida na vez de cada um por essas trilhas. Significa dizer que, quando dois jogadores estão próximos, podem ser regidos pelo mesmo tile jogado por um deles. Escolhidas sabiamente, as trilhas podem conduzir um deles para dentro e o outro para fora do tabuleiro, eliminando-o do jogo.
O jogador que se mantiver sozinho no tabuleiro, ganha o jogo. Porém, pode acontecer de escolhas erradas levarem todos a se colidirem ou a saírem do jogo, não havendo, assim, vencedor.
O jogo recompensa o jogador que souber analisar o fluxo dos tiles no tabuleiro, ou seja, a capacidade de observar o ambiente em que ele se encontra e a partir daí prever possíveis resultados, adaptando-os para a sua vantagem. O valor de aleatoriedade que existe ao se puxar um tile desconhecido da pilha traz ao jogo dinamicidade, impedindo que duas partidas sejam iguais e recompensando o pensamento estratégico a partir da situação em que o jogador se encontra.
O Tsuro e a “visão” empreendedora
Tsuro é um jogo que incentiva o jogador a analisar o ambiente em que ele se encontra, bem como a posição de seus adversários, para antecipar quais são os cenários futuros mais prováveis de acontecer e a partir daí manipulá-los a seu favor.
Procurar por mudanças e mudar uma estratégia antes estabelecida para que ela traga o sucesso no futuro são a própria definição de um empreendedorismo de” visão”: aquele que enxerga as mudanças no seu entorno e adapta a suas decisões de acordo com elas. Ao invés de resistir ao fluxo do jogo, ele resolve segui-lo: é justamente essa a metáfora do Tsuro.
Um tile que parece inútil em um ângulo pode tornar-se o definidor da vitória se enxergado por outro ângulo, assim como uma situação de dificuldade nos negócios pode transformar-se em uma oportunidade, se bem aproveitada. Enxergar o seu caminho e o caminho de seus oponentes no Tsuro é fundamental para se manter no jogo. Ocorre o mesmo no mundo mercado atual, no qual a análise da concorrência é fundamental para se estabelecer novas estratégias empreendedoras.
Mas, talvez a lição mais importante do Tsuro seja a simples premissa de que, ao invés de resistir às mudanças de contexto, a melhor resposta é se adaptar a elas e seguir o fluxo natural das tendências, procurando antever o cenário a seguir.
* Flick Game Studio. Criação: Tom McMurchie.