Postado em: 8 de março, 2021.
Imagine misturar um jogo simples como Jogo da Velha (Tic Tac Toe), com um pouco da complexidade do xadrez. Esse jogo existe e se chama Tic Tac Chec, que tem sido usado para iniciar aprendizes no enxadrismo ou mesmo para pessoas que preferem jogos rápidos, experimentando a simulação das jogadas oficiais do xadrez. O objetivo do jogador é fazer um alinhamento de suas quatro peças na horizontal, na vertical ou na diagonal, usando os movimentos próprios das peças do xadrez.
Tic Tac Chec foi inventado por Don Green em 1995 e publicado pela editora Dream Green, nos EUA. O jogo utiliza um padrão maior que o 3 x 3 colunas e linhas do Jogo da Velha, com um tabuleiro de 4 x 4, que pode ser adaptado usando-se um quarto do tabuleiro de xadrez. Usa-se somente 4 peças de cada lado, em suas respectivas cores. São elas: peão, bispo, cavalo e torre.
O jogo começa com as 4 peças de cada jogador alinhadas fora do tabuleiro, à frente de cada uma das suas primeiras casas. No decorrer da partida os jogadores vão posicionando suas peças uma a uma alternadamente. Após a colocação da terceira peça, o jogador já pode começar seus movimentos, inclusive fazendo captura.
O movimento e a captura de cada peça são correspondentes ao seu respectivo movimento no jogo oficial de xadrez, havendo, entretanto, uma diferença para o peão, quando este chega ao outro lado do tabuleiro, na casa final da sua jornada: ao invés de ser promovido, o peão pode fazer o movimento de retorno até a sua casa inicial, com a mesma propriedade de capturar na diagonal.
Um acréscimo importante nas regras aumenta a dinamicidade do jogo: quando uma peça é capturada, esta volta para seu dono, ocupando uma posição inicial fora do tabuleiro. Desse modo, o jogador que a recebeu de volta pode inseri-la novamente no jogo, em qualquer casa vazia do tabuleiro, até mesmo para fechar uma linha e sagrar-se vencedor.
Os jogadores mais experientes dão dicas para quem quiser se dar bem numa partida de Tic Tac Chec: procure dominar as quatro casas do centro, elas são estratégicas; evite movimentar inicialmente o peão, pois este não pode jogar para trás como as demais peças – ele retorna somente quando chega na casa final; não faça capturas desnecessárias, uma vez que isso pode ajudar o adversário a vencer; tente usar a captura de suas peças como tática para virar o jogo; adote estratégias flexíveis de modo a repensar formas de alinhamento diferentes.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: