Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

A ilha proibida: para vencer é preciso tornar-se uma equipe

composition d'augmentin €9.92




Postado em: 25 de fevereiro, 2019.    

Cooperação e espírito de equipe são habilidades fundamentais para o sucesso de qualquer missão. É o que ensina este jogo. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e agressivo, integração de grupos mostram-se essenciais para empreendimentos de risco. O jogo A Ilha Proibida mostra bem como a coordenação de pessoas com habilidades diferentes é o diferencial entre sucesso e fracasso de uma grande empreitada
 
Um desafio grande demais para um só
 
Nesse jogo de tabuleiro que envolve trabalho em equipe sincronizado, até 4 jogadores buscam os tesouros perdidos da Ilha Proibida, um local cheio riscos e perigo. A ilha sofre enchentes imprevisíveis, que tornam sua exploração difícil e arriscada para todos os aventureiros que ousam desafiá-la. Os exploradores devem obter 4 tesouros da ilha e fugirem dela antes que ela fique completamente embaixo d’água.
 
Para sobreviverem, os jogadores devem seguir as pistas do paradeiro dos tesouros, que são coletadas da pilha de cartas de pista, no final da rodada de cada explorador. Após a coleta delas, o jogador vira a carta de enchente e revela que região foi alagada, correndo risco de ficarem permanentemente inexploráveis se algum outro jogador obtiver essa mesma carta novamente.
 
Ao coletar 4 pistas e se dirigir a uma área do mapa que possua o símbolo do tesouro, o jogador poderá coletá-lo. Entretanto, a mesma pilha de pistas possui também cartas que aceleram a velocidade do alagamento, aumentando a quantidade de cartas de enchente que cada jogador deve puxar no final de seu turno. Isso faz com que se locomover pelo mapa fique cada vez mais difícil.
 

 
Nessa corrida contra o tempo, os jogadores devem cooperar entre si para encontrar os tesouros antes que a ilha afunde. Para isso, cada jogador conta com uma habilidade especial, que pode ser: movimentar-se por qualquer direção no mapa, trocar itens com outros jogadores à distância entre outras.
 
O jogo acaba depois que os 4 tesouros tiverem sido encontrados e os jogadores puderem chegar ao local de pouso do helicóptero, podendo escapar juntos e vencer a partida. Mas, há outros finais desastrosos para o grupo: a região do heliporto pode ter sido alagada antes de chegarem a ela; o nível de alagamento de toda a ilha pode chegar ao máximo e todos ficam submersos; um dos jogadores pode não conseguir chegar em tempo até o helicóptero e ninguém escapa.
 
Todos por um!
 
Na ilha proibida não há espaço para vitórias egoístas. Ou o grupo conquista os tesouros por meio do trabalho em equipe ou todos falham e a ilha afunda, levando consigo os tesouros e suas vidas. O grande diferencial entre os dois resultados é o quão coordenado e unido o grupo está, uma vez que, sem a cooperação, a ilha torna-se um obstáculo grande demais para ser superado.
 
Na vida real, muitas vezes nos vemos em situações que não podemos resolver por conta própria. Seja um grande projeto, uma negociação ou a realização de um evento, o trabalho em equipe torna-se fundamental para se alcançar o objetivo desejado. Para isso, é fundamental que os membros de uma equipe hajam com um mesmo objetivo em mente, usando de suas diversas habilidades individuais em sincronia para conquista do objetivo final. Por isso que, um simples trabalho em grupo não se compara com um esforço integrado de uma equipe.
 
Jogo da Devir, criado por Matt Leacock.

Ludoestratégias

Pensamento estratégico e gestão de recursos no jogo de tabuleiro Catan

Gestão de pessoas e recursos com jogos de tabuleiro nas empresas

A complexidade competitiva de Cyclades em um modelo de gestão de riscos e erros

Strategic gaming: de jogo à gestão empreendedora

Lusitânia: gestão estratégica para compor exército romano

Alhambra diverte e ensina gestão empreendedora

Pensamento estratégico nos jogos antigos e modernos

Pandemic: somente em equipe pode-se salvar a humanidade

Hive: a divertida essência do pensamento estratégico

Mysterium: gestão de ideias para salvar um fantasma

As artimanhas estratégicas de Colt Express

Para administrar cidades poderosas: 7 Wonders

O caminho da boa estratégia em Tokaido

Cooperação estratégica para não morrer: The Grizzled

A força das estratégias nas rotas de Marco Polo

Estratégias de poder e riqueza em Rajas of the Ganges

A ilha proibida: para vencer é preciso tornar-se uma equipe

Um jogo para lidar com os riscos do suborno

Liderar uma missão requer perspicácia: The resistance

A “visão” de um empreendedor depende da percepção dos fluxos: Tsuro

Colonizadores de Catan e o desafio de empreender


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados