Postado em: 16 de setembro, 2020.
Considerado o jogo nacional do Nepal, Bhaga-Chall quer dizer, “mudança de tigres” ou “tigres em movimento”; também bastante jogado no Tibet. Trata-se de uma batalha entre 4 tigres e 20 cabras que têm o poder de imobilizar os felinos, para não serem capturadas. Pertence aos conhecidos jogos abstratos assimétricos de estratégia para dois jogadores.
Mesmo diante da diferença de peças para cada um dos oponentes, as partidas costumam ser equilibradas, dependendo da tática adotada pelos jogadores. As peças são colocadas nas interseções: os tigres se posicionam nos quatro cantos do tabuleiro antes do jogo se iniciar, e as cabras vão sendo colocadas, uma a uma, no decorrer dos movimentos dos jogadores em qualquer interseção livre.
Alguns relatos contam que o jogo foi criado por pastores do Himalaia, que o jogavam enquanto cuidavam de suas cabras; uma lenda menciona que o jogo foi criado por Mandhodari, esposa de Ravana, o grande adversário de Rama. Rama e Ravana são os principais personagens do épico sânscrito da literatura indiana conhecido como Ramayana (A viagem de Rama).
Esse tipo de jogo assimétrico, em que o conjunto de peças de cada lado é diferente torna-se proveitoso quando os jogadores se enfrentam em mais de uma partida, oportunidade em que trocam de posições para controlar, no caso, tigres e cabras. São situações diferentes em que se pode vivenciar a ação coletiva das cabras para alcançar seu objetivo ou a força individual do tigre em poder capturar suas presas.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: