Postado em: 15 de outubro, 2020.
Dois reis em conflito usam pessoas e espaços para tentar prender ou imobilizar um ao outro. Essa é a trama desse jogo de tabuleiro aparentemente simples, criado por Dan Troyka, em 2002, baseado na obra Leviathan, de Thomas Hobbes – por isso o sugestivo nome. Durante a partida, boas estratégias exigem percepção de fluxos e uso de táticas eficientes para se vencer as surpresas da jogabilidade.
A obra do matemático e filósofo inglês Thomas Hobbes, publicada em 1651 foi a primeira a propor um estado forte mediante um contrato social, cujo lema é “todos contra todos”, baseado na premissa da natureza política do ser humano de querer sempre se beneficiar. Ao criar o jogo, Troyka conseguiu estabelecer uma mecânica que, por analogia, lembra esse melindroso e acirrado confronto político entre duas forças em meio a um ambiente delimitado, mas manipulável pelo jogo de puxa e empurra de súditos.
O diferente do jogo está na possibilidade de movimentação dos reis. Somente eles podem ser movidos para gerar cada lance, porém, ao movimentá-lo os jogadores acabam por empurrar ou puxar as peças que estão ao alcance para casas seguintes. Essa particularidade muda a configuração das peças no tabuleiro de maneira surpreendente.
Vemos, acima, ambos os movimentos: rei preto em d3 move-se para e3 e arrasta a peça cinza em c3 para d3, onde estava o rei preto. Por sua vez, rei branco em c1 move-se para d1 e empurra a peça cinza em d1 para e1.
Nas figuras abaixo temos os exemplos de movimentos possíveis que garantem a vitória, um para imobilização e outro para captura, de um rei por outro.
Imobilização: o rei preto (em b4) movimenta-se pelos espaços livres (para c4, c3 e c2), empurrando a peça cinza (de c2 para c1), prendendo o rei branco (em d1), que não tem como se movimentar.
Captura: o rei branco (em d1) movimenta-se para o espaço vazio (c1) e empurra a peça cinza (de c2 para c5) até o final da coluna, mas posicionando-se (branca em c4) ao lado do rei preto (b4), capturando-o sem possibilidade de fuga.
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