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Halma, jogo de tabuleiro que virou uma corrida de gafanhotos

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Postado em: 28 de setembro, 2020.    

A primeira versão de Halma, em 1883 consistia em um tabuleiro de 16 x 16 casas, mas no século XX, reduzido para tabuleiro igual ao de Damas, ganhou a versão: “Gafanhotos”. Embora “halma” em grego signifique “pulo”, ambos os nomes representam a ação das peças terem que pular as oponentes para transitar de um canto para outro do tabuleiro. O jogo de corrida e interceptação foi criado na Grã Bretanha pelo cirurgião americano George Howard Monks, na penúltima década do século XIX.

 

O jogo Halma, com o dobro do tamanho de um tabuleiro convencional permitia que fosse jogado por até 4 jogadores. Somente mais de meio século depois, em 1948 surgiu a versão menor do Halma conhecida como “Gafanhotos”, específica para 2 jogadores no tabuleiro de 8×8. Antes disso, nos Estados Unidos, o jogo foi lançado com o título “Damas Chinesas”, todavia, tratava-se apenas uma jogada de marketing, talvez para que parecesse conhecido e exótico ao mesmo tempo. Mas, como o jogo não era uma variação das Damas e muito menos tinha origem chinesa, o nome acabou sendo descartado.
 

Um tabuleiro original 16 x 16 de Halma e anúncio do jogo em 1890.


 
Em Halma, os jogadores devem movimentar suas peças até o canto oposto do tabuleiro antes do seu adversário. A característica principal do jogo está nos saltos que cada jogador pode executar, pulando uma peça que esteja no caminho, como no jogo de Damas, porém com uma peculiaridade: o salto pode se dar sobre peças suas ou do adversário, não configurando uma captura, apenas um movimento, uma vez que qualquer peça saltada continua no jogo.

 

Além de pensar em estratégia para furar o bloqueio das peças oponentes, o jogador precisa observar, também, as táticas de intercepção daquelas peças. Nesse caso, o jogo original com tabuleiro para quatro pessoas apresenta uma complexidade maior. Aqui, optamos por apresentar as regras do tabuleiro tradicional de Gafanhotos, para dois jogadores, porque isso permite que as pessoas utilizem os tabuleiros facilmente encontrados em seus ambientes. Mas não deixa de ser um grande desafio experimentar Halma em sua versão de 16 x 16 casas.
 

Versões de Halma: da Mitra Jogos (16 x 16) e Gafanhotos em tabuleiro tradicional.


 
Outras informações importantes: ao jogar com tabuleiro de 16 x 16 casas, cada um dos 4 jogadores pode dispor, em seus respectivos cantos, de 10, 13 ou 15 peças. E ao invés de 30 lances, como na versão Gafanhoto, somente depois de 50 jogadas, o jogador não pode mais ter nenhuma peça em sua base e nem retornar a esta.
 

 
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em:

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