Postado em: 14 de agosto, 2020.
Bul ou Puluc é o jogo de tabuleiro dos povos Maias, muito praticado em Belize e na Guatemala. Embora não se tenha confirmação se era um jogo pré-colombiano, existente antes da chegada dos conquistadores espanhóis, também não há registro que tenha sido levado de fora para lá. Trata-se de um jogo para duas pessoas ou duas equipes, em que as peças capturadas são arrastadas pela trilha até serem eliminadas do tabuleiro.
A princípio existe o elemento sorte, quando cada jogador atira 4 grãos de milho com um dos lados pintado de carvão e outro lado, amarelo, fazendo o papel de dados. A quantidade da cor preta virada para cima ou todos os lados amarelos indicam quantas casas uma peça do jogador pode avançar nas faixas do tabuleiro. Porém, escolher a peça certa para mover ou que peça adversária sobrepor faz parte da estratégia do jogador, a partir de cálculos probabilísticos bem articulados.
O etnógrafo, estudioso de jogos, Stewart Culin e posteriormente o linguista Lieve Verbeeck ouviram relatos e testemunharam versões modernas sendo jogadas por povos Maias Mopan e K’ekchi da América central. O nome Bul refere-se a “jogar com dados” ou “perder com o jogo”, e Puluc significa “corrida de luta”; mas por usarem grãos de milho, o jogo também é conhecido popularmente como Jogo do Milho. Culin fez uma antologia de jogos provenientes da Europa, mas não incluiu Bul na lista, considerando, talvez, que este já existia na América Central antes da chegada dos conquistadores entre os séculos XV e XVII.
Existem variações desse jogo em que se combina o número de peças que podem sair do espaço inicial, com a possibilidade de, por exemplo, apenas duas delas por vez entrarem no jogo, enquanto as outras ficam na espera. Por sua vez, no jogo entre duas equipes, cada uma delas pode conter de dois a sete jogadores, exigindo que, individualmente, todos participem da rolagem dos grãos e do movimento de peças.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em:
Fontes textuais e imagens antigas: Wikipedia