Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Real de Ur, inteligente jogo de mais de 4.600 anos

effets secondaires d'augmentin €61.12




Postado em: 19 de fevereiro, 2019.    

Encontrado nas escavações da extinta cidade-estado de Ur, na Suméria, este jogo de tabuleiro é considerado um dos mais antigos e importantes da história. Sua existência vem de aproximadamente 2.600 anos antes de Cristo. Constitui-se como um jogo de corrida e estratégia semelhante ao Senet ou mesmo ao Ludo, em que se jogava com dados no formato de pirâmides para mover um peão pelo tabuleiro.
 
Foram descobertos dois tabuleiros originais, na década de 1920, por um arqueólogo britânico e um deles está no British Museu de Londres. Escritas em pedras de argila, suas regras constituem as mais antigas já encontradas, pertencentes a um jogo de tabuleiro.
 

Regras do jogo em argila e exemplar original exposto no Museu de Londres
 
Características do jogo Real de Ur

 

Cada jogador tem 7 peças à sua disposição. Utilizando moedas no lugar dos dados da época, os jogadores podem mover suas peças na direção apontada pelas setas, na imagem abaixo, de modo a percorrer todo o tabuleiro. Cada um entra pelo seu lado e se encontram na linha central dos quadrados. Nessa faixa central do tabuleiro as peças podem ser capturadas se uma peça adversária cair sobre ela.
 
Outras características peculiares ao jogo Real de Ur está no fato de que as ilustrações dentro dos quadros do tabuleiro implicam novas ações. Se a peça cair na casa com Roseta, fica livre de ser capturada e o jogador poder fazer novo lance de moedas; caso a peça caia na casa dos Olhos, o oponente pode jogar 4 casas com qualquer peça do jogo; se a peça cair na casa Dupla, o jogador pode avançar um número de casas igual ao da sua última jogada.
 

 

A pontuação para avanço das peças é feita pela combinação dos lados da moeda, por uma tabela simples: 3 coroas equivale a andar 5 casas; 3 caras, anda-se 4 casas; 1 cara e 2 coroas, apenas 1 casa e por fim, 2 caras e 1 coroa, não se anda nada. Existe, ainda, uma dificuldade final: para sair pela última casa do jogo é necessário que a pontuação das moedas dê uma conta exata ou o jogador deverá esperar sempre a próxima vez com novas tentativas.
 

 
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em:

Imprimir

Ludoarqueologia

Shogi: uma variante do Xadrez com a marca peculiar da cultura japonesa

Jogo milenar, Xiangqi revela-se mais que simples xadrez chinês

Cerco de Paris: jogo estratégico que representa histórica batalha de 1870

Tic Tac Chec: mistura inusitada de jogo da velha com jogo de xadrez

Shobu, jogo estratégico cujas ações ocorrem em tabuleiros paralelos

Grande engarrafamento: como um jogo elementar pode ter versão melhorada

Romanos versus Bretões, estratégias de ataque e defesa no séc. I d. C.

Cerco da Pirâmide: jogo de defesa e ataque nas fortalezas da Escandinávia

Semáforo: jogo simples criado por matemático costuma surpreender

Aranha e Moscas, jogo estratégico russo, pouco conhecido no Ocidente

Barricada, jogo alemão que une dado e estratégias para 2 a 4 jogadores

Ming Mang: tradicional jogo estratégico dos monges tibetanos

Fidchell: lendário jogo de 2 mil anos é predecessor celta do xadrez

Pentalpha, um jogo de 3 mil anos que serve à teoria matemática dos grafos

Heptalpha, parece simples, mas é um jogo desafiador

No tabuleiro inusitado de Brax ou Jinx misturam-se Damas e Xadrez

Blue and Gray, curioso jogo quase esquecido da guerra civil americana

Lótus, variação de jogos diversos criado por Christian Freeling

Ringo, o jogo de tabuleiro do século XVIII que simula um cerco medieval

Confronto de forças políticas em Hobbes vira jogo de tabuleiro tradicional

Gipf, primeiro jogo da premiada série do designer belga Kris Burm

Oska, uma engenhosa síntese de vários jogos de tabuleiro

Halma, jogo de tabuleiro que virou uma corrida de gafanhotos

Pulijudam, o indiano confronto assimétrico entre tigres e cordeiros

Mak-yek, secular e estratégico jogo tailandês de capturas inusitadas

Bhaga-Chall (Nepal) confronto estratégico entre tigres e cabras

Do templo de Osíris à Da Vinci, a esotérica Flor da Vida vira um jogo

Jogo do Ganso: primeiro a ser impresso e precursor dos jogos da era vitoriana

Annuvin: quanto menos peças se tem no jogo, mais poderoso se é…

The Jiroft Game: um dos jogos mais antigos, vindo da antiga Pérsia

Hare & Hounds: um jogo simples de “extraordinária sutileza estratégica”

Jogo dos Maias de origem incerta: antes ou depois dos espanhóis?

Mu Torere: simplicidade do jogo Maori, povo da Nova Zelândia

Mancala: antigo e versátil jogo africano de cálculo e estratégia

Ludus Latrunculorum: jogo romano de captura e estratégia

Jogo de tabuleiro que Aquiles jogava na Grécia: Petteia

Fanorona, jogo estratégico do povo malgache

Konane, peculiar jogo dos antigos havaianos

Kharbaga, variante marroquina do jogo de Damas

Hex: jogo de tabuleiro criado por dois matemáticos

Liubo, curioso e versátil jogo chinês de 3.500 anos

Tribo da Libéria criou pequeno e versátil jogo

Yut Nori, o milenar jogo coreano de sorte e estratégia

Hei Su Hong Su: ação virtual de troca de posição de peças

Onitama e a versatilidade das artes marciais

O desafio de jogar peças escolhidas pelo oponente

Reversi e as peças que mudam de cor durante o jogo

Dou Shou Qi, confronto animal no Jogo da Selva

Octiles, inteligente jogo de conexões estratégicas

Jogo do Urso: o desafio de escapar dos caçadores

Jarmo: estratégia mongol em um jogo milenar

Visão estratégica nórdica no secular Xadrez Viking

Senet, o mais antigo e estratégico jogo de tabuleiro

Real de Ur, inteligente jogo de mais de 4.600 anos

Suffragetto e os direitos femininos

Adugo, um jogo dos indígenas brasileiros

Surakarta, jogo de fluxos da Indonésia


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados