Postado em: 30 de abril, 2020.
Kharbaga é um jogo de estratégia para dois jogadores, proveniente do Norte da África, muito comum no Marrocos e considerado uma variante de Damas, embora as peças sejam colocadas no cruzamento e não no meio das casas. Dois jogos similares são jogados pelos nativos Hopi norte-americanos da região do Arizona, EUA, chamados de Tukvnanawopi e Aiyawatstani, sugerindo que existe uma ligação história entre o Kharbaga e o Alquerque, considerado o pai do jogo de Damas.
Esse jogo tem diferenças e semelhanças com o jogo de Damas: seu tabuleiro possui linhas diagonais por onde transitam as peças, mas, tal qual em Damas, o jogador pode mover suas peças até chegar a última fileira, para transformá-la em “mullah” ou “sultão”. Essa peça é coroada e pode, assim, se mover em qualquer direção. Joga-se com 20 peças de cor clara e 20 peças de cor escura em um tabuleiro de 41 casas.
Modos de captura: diagonal, horizontal e também na vertical
Durante o processo civilizatório da espécie humana, muitos povos viajavam para diversas partes do planeta, mesmo que em período de décadas e séculos, levando sua cultura de hábitos e costumes, que se misturavam a outras. E os jogos de tabuleiro fizeram parte desse acervo cultural, sendo adotado e, geralmente, adaptado aos interesses e registros de culturas locais. Representam situações diversas da vida social, da capacidade de planejamento e raciocínio lógico da mente humana, um “círculo mágico”, como chamou Johan Huizinga, no qual grupos humanos se reúnem para compartilhar desafios e aprendizados.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: