Postado em: 5 de maio, 2020.
Antes dos exploradores europeus chegarem ao Havaí, os nativos jogavam diversos jogos que exigiam habilidades verbais e mentais. Entre esses jogos está o Konane, feito em tabuleiros de pedras vulcânicas com buracos e cujas peças eram feitas de pedrinhas e conchinhas. Com a chegada dos missionários, a partir do século XVIII, tais jogos quase desapareceram. Em 1924 havia apenas uma mulher de 90 anos que sabia jogar o Konane, permitindo que se mantivesse preservado o jogo.
No Havaí os tabuleiros eram esculpidos em pedras vulcânicas nas praias
São encontrados esculpidos em pedras nas praias havaianas, diversos tabuleiros com formatos diferentes, que variam de 6 por 6 colunas e linhas, até mais de 14 por 14 colunas e linhas. Inclusive formatos do tipo 9 por 13, 14 por 17 e 13 por 20 linhas e colunas. Um desses tabuleiros pode ser encontrado no Parque Lapakahi, feito numa laje de rocha de lava vulcânica, com bela vista para o Oceano Pacífico, sobre os quais jogavam os pescadores polinésios havaianos do lugar, enquanto vigiavam o mar.
Os havaianos chamavam o tabuleiro de Papamu Konane, referindo-se à sua superfície plana. O imaginário do jogo consiste em capturar adversários para julgá-los ou sacrificá-los. O conjunto de pedrinhas brancas e pretas movimentam-se de um buraco a outro. O buraco central, denomina-se Pika, que quer dizer, umbigo.
Características e objetivo de Konane
Na atualidade, o tabuleiro mais comum é composto com 8 por 8 linhas e colunas e, tal qual o jogo de Damas, também tem capturas em que se pulam as peças adversárias, uma ou mais que estejam alinhadas e intercaladas por casas vazias.
Modos de captura do jogo, ortogonalmente e sempre em linha reta
Porém, o objetivo final do jogo é diferente: vence quem conseguir atingir uma posição em que o oponente não possa mais fazer uma jogada legal de captura, mesmo que ainda restem várias peças no tabuleiro.
Embora todas as jogadas da partida sejam obrigatoriamente de captura, somente os dois lances iniciais é que são diferenciados: cada jogador retira apenas uma peça de sua cor do centro ou de um dos cantos do tabuleiro, começando-se com quem tem as peças pretas.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: