Postado em: 1 de outubro, 2020.
Tamanho o não é documento quando se trata dos estratégicos jogos de tabuleiro. E Oska é uma prova disso. O jogo parece sintetizar muito bem pelo menos 3 outros jogos mais antigos, como Damas, Halma e Queah. Foi criado por um trabalhador das minas de carvão de Lancashire Coalfields, Inglaterra, em 1950, chamado Bryn Jones. Nessa época o jogo era desenhado nas pedras da mina, porém, décadas mais tarde, Jones levou o jogo para a empresa Michael Woodward Creations, que o lançou em 1995.
Existem outras maneiras de vencer o jogo: se todas as peças do oponente forem capturadas, restando pelo menos uma sua em qualquer lugar, você ganha a partida. O empate é possível mesmo quando um jogador tem 2 peças e o outro, apenas 1. Basta que o jogador com 1 peça consiga fazer um último movimento de captura, pousando a sua peça também numa das casas iniciais do primeiro jogador: ambos terminam com uma peça cada na casa do oponente.
Oska é similar a Queah na estrutura de caminhos diagonais do tabuleiro; tem o mesmo propósito de Halma, em se levar as peças de um canto a outro; mas, imita o processo de captura de Damas, pulando-se peças adversárias. O inusitado desse jogo está na possibilidade tática do jogador em forçar que seu oponente capture peças suas, mesmo não sendo obrigatório, para que as restantes consigam passar mais rapidamente ao lado oposto.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: