Postado em: 1 de dezembro, 2020.
O jogo segue a lógica do semáforo que vai do verde para o amarelo e deste para o vermelho. Parece um Jogo da Velha com pouco mais de sofisticação e sua simplicidade esconde uma variedade complexa de jogadas que impressiona pelo inusitado das situações.
Semáforo foi criado pelo matemático inglês Alan Parr, em 1998, com o nome original de Traffic Lights. Desde então tem sido muito usado em campeonatos de jogos matemáticos, bem como em sala de aula de vários países europeus.
Seu criador estabeleceu as bases do jogo a partir de quatro requisitos: ser fácil de explicar, rápido de jogar, usar componentes simples, mas ter certa complexidade. As surpresas táticas no decorrer do jogo costumam manter as expectativas de vitória dos jogadores até o final da partida.
Semáforo usa tabuleiro retangular, composto de 3 por 4 linhas. São 24 peças disponíveis para ambos os jogadores, com 3 cores e formatos diferentes: 8 peças circulares verdes, 8 peças triangulares amarelas e 8 peças quadradas vermelhas. O objetivo de cada um é ser o primeiro a formar uma linha de 3 peças da mesma cor na horizontal, na vertical ou na diagonal.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: