Postado em: 15 de março, 2019.
O Senet teve sua origem no Egito Antigo, sendo um dos primeiros jogos de tabuleiro da história. O jogo era muito popular e atingia todas as camadas sociais. Foram encontrados vários tipos de tabuleiros, desde os mais simples, esculpidos no topo dos altos paredões egípcios, como também, tabuleiros feitos com melhor qualidade, contendo detalhes em materiais preciosos.
Imagem da rainha Nefertari jogando Senet e um exemplar requintado dos faraós
Um dos hieróglifos gravados no tabuleiro do Senet é datado entre 3.100 e 3.500 a.C ou seja, tem mais de 5 mil anos. Dada a sua popularidade de transmissão oral, suas regras oficiais escritas nunca foram achadas. A palavra Senet significa passagem, e este jogo simboliza a viagem para o mundo dos mortos. Por isso, foram encontradas representações de pessoas jogando Senet sem a presença de um adversário material nos monumentos fúnebres. Segundo os especialistas, isso indicava a presença de Osíris, Deus do Além.
Características do jogo
O jogo mistura lógica estratégica e um pouco de sorte. Representa uma corrida entre 2 oponentes, na qual vence aquele que conseguir retirar primeiro as próprias peças do tabuleiro pela última casa. Tentar bloquear a passagem do seu adversário e caminhar com as peças que ficam atrás fazem parte do raciocínio utilizado em sua dinâmica. O jogo permite que suas peças possam ser trocadas de lugar com a do adversário ou até mesmo ultrapassadas, gerando diferentes estratégias.
O que torna esse artefato único é o uso de pequenos bastões, permitindo aos jogadores adaptarem sua estratégia de acordo com a posição deles. Esses bastões, no original são como pequenos pedaços de cabo de vassoura cortados ao meio, na vertical. Porém, eles podem ser substituídos por palitos de picolé com marcações ou pintados em um dos lados.
Exemplar antigo e jogo da Mitra, com exemplos de como eram os bastões
A preparação do jogo consiste na colocação de todas as peças distribuídas de maneira alternada por toda a primeira fileira. O caminho das peças segue sempre da esquerda para a direita, chegando-se ao final de uma fileira na casa 10 e retornando-se para o começo dela, na casa 11. Os palitos podem ser jogados como no pega-varetas, com todos juntos em pé e misturados.
É preciso estar atento à pontuação que cada lance de palitos pode proporcionar, correspondendo ao número de casas que se anda. Ao mesmo tempo em que, as casas com figuras gravadas proporcionam diferentes ações, podendo retardar o jogo ou proteger a peça de quem está ali. Elas representam: Casa do Renascimento ou Ressurreição; Casa da Alegria ou Felicidade; Casa das 3 Verdades; e Casa de Atum-Rá.
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