Postado em: 20 de agosto, 2020.
Tão antigo quanto o Senet do Egito, The Jiroft Game foi encontrado em sítio arqueológico do Irã. Sua estrutura é muito parecida com o Senet, o jogo Real de Ur, da Suméria e o Tau, também encontrado no Irã. É um jogo de corrida e travessia de peças pelo tabuleiro, cujos movimentos são igualmente definidos pelo lançamento de 4 bastões com lados achatados e arredondados. Mas, podem ser jogados com moedas ou dado.
Reminiscentes de dois ou três milênios a. C., percebemos que todos esses jogos, tal qual o Jiroft, apresentam propostas e jogabilidades que seguem uma mesma estrutura lógica, embora possam ter servido a diferentes interesses de crenças e tomadas de decisões. Demonstram, entretanto, uma maneira de raciocinar matematicamente comum naquela época.
Os arqueólogos encontraram cinco placas de pedras antigas com formato dos tabuleiros, no sítio arqueológico de Jiroft, uma área de Halilrood de Kerman, no Irã. Trata-se de uma área arqueológica riquíssima, contendo mais de 700 locais de escavações, e com extensão de cerca de 400 quilômetros, nas margens do rio Halilrood. Os artefatos encontrados datam do terceiro e quarto milênio a. C., apesar dos arqueólogos não saberem precisar ainda a data das placas de tabuleiro do Jiroft Game.
Como nos demais jogos Senet, Real de Ur e Tau, os bastões podem ser substituídos por quatro moedas com sistema de cara e coroa, ou mesmo por um dado tradicional, em que não se conta a numeração 6, devendo o jogador repetir o lance, para manter-se dentro de um a cinco possibilidades de resultados. No caso das moedas, assim como nos bastões, há cinco resultados possíveis para mover as peças no tabuleiro, como indicam as regras.
Fontes de textos e imagens:
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: