Postado em: 15 de junho, 2018.
Conquistar e administrar um lugar no mundo é tomar posse da própria existência. E esse jogo de tabuleiro simula muito bem a propriedade que temos de nos estabelecer em um lugar promissor, mesmo diante dos desafios que nos colocam à prova. Catan pode ser considerado o primeiro eurogame, jogo de estilo alemão, surgido nos anos de 1990.
Estabelecer-se em um ambiente hostil
O objetivo do jogador é colonizar a ilha de Catan, expandindo seus territórios com a construção de estradas e vilas e depois as transformando em cidades; comercializando produtos e animais e procurando se safar de um malfeitor que ronda a região. Para representar os ambientes difíceis ou mesmo hostis, a ilha compõe-se de cinco tipos de terrenos: floresta, colina, pasto, lavoura, montanha e deserto; cada jogador começa com duas aldeias e duas estradas.
Para conseguir pontuação no decorrer do jogo, os colonizadores precisam fazer progredir suas propriedades a partir da aquisição de matéria-prima (madeira, tijolo, trigo, minério, ovelhas) e outras cartas de desenvolvimento, que podem ser conseguidas nas sucessivas jogadas e na comercialização com outros colonos.
Considerado o primeiro eurogame, Colonizadores de Catan (Editora Grow) foi criado em meados dos anos de 1990 pelo alemão Klaus Teuber, para jogar com a família em noites de muita neve. E pode ser jogado por 3 ou 4 jogadores que tenham idade acima de 10 anos. Atualmente já existem expansões para mais jogadores e novas ações.
Como nos empreendimentos da vida real, nem somente de planejamento prévio sobrevivem e se desenvolvem os colonizadores, uma vez que o inesperado pode acontecer para atrapalhar a vida deles.
Jogabilidade e estratégias
Os jogadores começam colocando suas aldeias e estradas em pontos estratégicos do tabuleiro, composto por 19 hexagonos enumerados de um a 12 (alguns números se repetem). Em seguida, todos jogam dois dados que vão dar combinação de 2 a 12 (numeração mínima e máxima dos dados). Porém, essas combinações vão afetar todos os jogadores indistintamente e não apenas quem jogou na sua vez. Aqui podemos perceber que a escolha dos territórios enumerados é importante, porque a probabilidade de sair nos dados a combinação de 2 (1 e 1) ou de 12 (6 e 6) é única, enquanto que a combinação de 8, por exemplo, é maior (2 e 6; 3 e 5; 4 e 4).
Essa situação de acaso, que representa as adversidades de um empreendimento, passa a exigir, além do planejamento estratégico de ocupações e ações, respostas apropriadas para dar continuidade ao crescimento, mesmo diante das dificuldades. Também ocorre como agravante a presença de um ladrão que pula de um território para outro, aleatoriamente. Se o lançamento dos dados resultar na combinação 7, todos os jogadores que possuírem mais de 7 cartas de matéria-prima devem devolver parte dessa coleção e o jogador dos dados remove o ladrão para um território de sua preferência que esteja vazio, impedindo a ocupação de colonizadores naquela área.
Existem muitas outras regras e situações de vantagens e desvantagens em Colonizadores de Catan, que fomentam uma dinâmica mais complexa e muito divertida à competitividade do jogo. Mas, a partir dessa ideia inicial podemos perceber que se trata de um jogo no qual o pensamento estratégico, a capacidade de resposta aos riscos e obstáculos são simuladas, com o envolvimento dos sentimentos de conquistas e fracassos que se sucedem a cada jogada.
As analogias e metáforas que podem ser vivenciadas em situações variadas a cada jogo, representam e exercitam bem nossos conhecimentos sobre diferentes disciplinas, a aprimoram nossa visão sistêmica da realidade à nossa volta.
Grow. Criação: Klaus Teuber