Postado em: 16 de julho, 2019.
O premiado jogo Hive não necessita de tabuleiro, apenas de uma mesa plana tal qual o Dominó. Mas, a combinação de peças entre dois jogadores revela uma matriz de pensamento estratégico essencial para ambientes de competitividade. São 11 insetos de cada lado, incluindo a Abelha Rainha, cosntruindo uma colmeia. Precisamos evitar que o oponente cerque e imobilize a nossa Rainha, ao mesmo tempo em que procuramos fazer o mesmo, utilizando as propriedades de cada inseto.
Imagine que você é um empreendedor em concorrência direta com outro e ambos estão lutando pela conquista de um mercado, ora lançando sua melhor ação de ataque, ora defendendo-se da tentativa do outro em isolá-lo. Esse tipo de embate é mais comum do que a gente pensa, até mesmo entre profissionais dentro de uma grande organização cujo ambiente é de muita competitividade.
O jogo Hive simula muito bem essas e outras situações, exigindo de cada jogador muita perspicácia para pensar sua estratégia ou ser ágil para mudar quando a estratégia do outro mostra-se mais eficiente. Todo esse embate acontece em um espaço no qual as peças formam a construção de uma colmeia para uma Abelha Rainha, que tem, além de si mesma, um pequeno pelotão de 10 insetos: 2 aranhas, 3 formigas, 3 gafanhotos e 2 escaravelhos.
Imobilização da Abelha Rainha do concorrente
O objetivo do jogo, como já adiantamos, consiste em cada jogador tentar rodear totalmente a Abelha Rainha do outro por peças. A Rainha pode ficar presa entre peças pretas e brancas e isso decretará o fim do jogo. Cada inseto tem um movimento peculiar, como as peças do jogo de Xadrez: as formigas podem circundar toda a colmeia de uma vez; as aranhas podem andar obrigatoriamente três casas a partir da sua, sempre tocando outras peças; o gafanhoto pode pular peças em linha reta, caindo no primeiro espaço vazio que encontrar e o escaravelho é o único que pode subir em qualquer peça ao seu lado, uma de cada vez, podendo haver um amontoado de escaravelho, para ver quem domina aquela casa.
Como se joga Hive
O jogo começa com a distribuição das 11 peças e a escolha do jogador que começa a partida. No primeiro movimento, o jogador iniciante coloca qualquer peça sua no centro da mesa. O outro jogador vai dispor sua peça colada com a primeira – este é o único momento em que, na entrada de peças no jogo é possível colocar uma peça encostada na peça adversária. Esse toque vai poder ocorrer durante a partida, na fase de deslizamento ou movimento das peças de um lugar para outro.
Início da partida após quatro rodadas
A Abelha Rainha deve entrar no jogo até, no máximo, a quarta rodada de colocação das peças. A partir daí os insetos podem fazer movimento ao invés de serem colocadas novas peças, se o jogador assim o preferir. Seguindo-se essa lógica, a trama do jogo vai se desenhando, com movimentos inteligentes, nos quais as peças são colocadas ou deslocadas como preparação de uma estratégia de cerco da Rainha do oponente.
Um jogador pode optar pelo ataque direto à Rainha de outra cor, mas também precisa saber bloquear a estratégia de ataque do adversário, isso porque, o atraso na ação de jogadas pode significar a vitória do outro jogador. As estratégias fortalecem-se a partir do momento em que um jogador percebe a possibilidade de ação presente ou futura dos insetos: com uma jogada apenas a Rainha pode escapar de um cerco fatal; com um deslizamento de um lado para outro da colmeia, pelas bordas, uma formiga pode fechar o cerco à Rainha de outra cor.
Ao mesmo tempo, muitas vezes um jogador fica impossibilitado de escapar de um cerco porque a colmeia não pode ser desmembrada. Caso haja uma fileira de peças unidas como uma corrente, uma peça do meio não pode ser retirada porque isso partiria a própria colmeia em duas partes separadas.
Outro efeito a ser observado para fazer parte das estratégias de bloqueio, é que várias peças como a formiga, a aranha e a própria Rainha só podem andar pela possibilidade de deslizamento da peça. Caso uma delas esteja entre peças de qualquer cor, apenas com uma abertura que não permite passagem por livre deslizamento, ela ficará presa. Nesse caso, pode-se criar bolsões desse tipo ao redor da colmeia, impedindo o avanço inesperado de um desses insetos. Mas, como o gafanhoto e o escaravelho podem pular peças, chegando a esses espaços vazios, é preciso múltipla atenção a todas as possibilidades do jogo.
As regras são claras: o movimento da formiga
Com esse conhecimento em mente, fica fácil compreender a leitura das regras do jogo, que apresenta mais alguns detalhes de ações e exceções geradores de variantes e possibilidades estratégicas.
Posicionamento estratégico em jogo
Mesmo que a vida tenha um grau de complexidade maior no ambiente de convivência entre pessoas e grupos, percebemos o quanto um jogo como esse pode fornecer matrizes que em muito simulam a própria existência humana. E um jogo presencial, como os jogos de tabuleiros em geral, proporcionam um enfrentamento face a face, no qual estão envolvidos emoções e sentimentos, virtudes e habilidades para lidar com os conflitos.
O jogo ensina que, na gestão de nosso grupo de ação, cada um tem sua habilidade e capacidade apropriada para atuar dentro da missão empreendedora. Se não soubermos aproveitar bem as vocações intrínsecas de cada indivíduo, acionando-o no momento e da maneira certa, perdemos seu precioso poder de realizar uma tarefa crucial para que o grupo como um todo seja bem-sucedido.
A pressão vem das possibilidades de jogadas de ataque do adversário, da nossa capacidade de resposta com o posicionamento das peças, do número de jogadas que cada um tem para efetivar sua estratégia, da necessidade de controle da instabilidade emocional causada pelo risco iminente de ser derrotado – enfim, da visão geral de um complexo sistema vivo e atuante que se movimenta com pequenas ações de passo a passo. E essas são situações constantes enfrentadas pelos empreendedores, nas quais alguns se tornam mestres de superação dos desafios provocados pelas crises de cada época.
A estratégia que se põe à prova nessa empreitada do jogo vem da nossa capacidade cognitiva em perceber o fluxo de movimentos e de ações que escolhemos ou que somos obrigados a fazer. As regras e as normas de procedimentos nos limitam a seguir diretrizes, mas por entre elas, existem infinidades de posicionamentos possíveis, decisões que podem ser tomadas, atitudes de percepções diante dos riscos e das oportunidades de vencer o jogo. Uma partida que parece definida pode ter uma reviravolta com jogadas inesperadas.
Criar uma boa estratégia depende de como avaliamos todos os recursos que temos, mediante a situação que se coloca naquele momento, mas sem esquecer que o oponente também tem as estratégias e as ações dele, reagindo a cada passo que damos. Como dizia um general prussiano da I Guerra Mundial: o adversário tem três maneiras de atacar, mas ele vai escolher a quarta.
Escaravelho sobre outro inseto: peça poderosa do jogo
Hive é um jogo abstrato para todas as idades a partir de 09 anos, em que cada partida dura cerca de 20 minutos e merece ser jogado, quer seja por pura diversão, quer seja com propósito pedagógico ou ainda, como forma de treinamento para o pensamento estratégico e empreendedor. A convivência presencial desse tipo de jogo é um aspecto dos mais importantes do aprendizado, pois há sempre um feedback imediato na discussão e comentários com o outro jogador. A troca de experiências e percepções, e o aprendizado imediato transformam qualquer resultado do jogo em um ganho valioso.
Obs: o jogo Hive conta com expansões, incluindo novos insetos como joaninha, mosquito e bicho-da-conta (inseto de jardim). Esses novos elementos ampliam o grau de variações e complexidade estratégica.
Criado e desenhado por: John Yianni
Editoras: Oficina do Aprendiz, Asmodee, +10