Postado em: 20 de fevereiro, 2020.
O desenvolvimento de roteiros para avaliação de cenários é imprescindível para gestores que lidam com incertezas de mercados competitivos. A teoria dos jogos, por sua vez, pode fornecer os procedimentos essenciais para aprendizagens diante de situações de riscos. E a proposta aqui é aplicar e verificar uma dessas ferramentas teóricas, a Strategic gaming, de Paul Papayoanou (Game Theory for business), a um jogo de tabuleiro moderno, com o objetivo de obter conhecimentos e reflexões para a gestão empreendedora.
Nossa premissa é a de que é possível construir um pensamento estratégico consistente e efetivo para ambos os cenários, de um jogo e de um mercado atual. Para isso, é necessário conhecer aspectos estruturais e fundantes de um jogo de tabuleiro (Isle of Skye), bem como aspectos comumente factíveis em mercados contemporâneos.
Assim como são muitos os mercados em plena ebulição na realidade mundial, também são inúmeros os tipos de jogos de tabuleiros modernos, por isso vamos escolher um jogo que apresenta aspectos generalizados de competitividade, regidos pelas ações que cada um dos jogadores desenvolve ao longo da partida, com iniciativas e respostas exigidas pela jogabilidade.
Os fundamentos da Strategic gaming como matriz da teoria dos jogos
O autor desses fundamentos, Paul Papayoanou, apresenta as cinco derivações provenientes da Teoria dos Jogos, em forma de questionamentos e que devem ser observadas como roteiro básico de percepção dos cenários:
1) Quem são os jogadores?
2) Quais são as opções que cada um tem?
3) Qual é a sequência de cada uma dessas ações?
4) Quais são as incertezas?
5) Quais são os ganhos de cada jogador para cada possível resultado?
Essas questões sustentam um processo que se desdobra em três etapas:
O primeiro item leva-nos ao mapeamento das possíveis ações dos jogadores concorrentes e revela as incertezas emergentes. O segundo permite-nos a avaliação estratégica, fornecendo estimativas para formar um panorama de decisões – com isso cobrimos as quatro questões iniciais e nos preparamos para a quinta, com o item: planejamento da execução.
Tanto em um jogo de tabuleiro quanto em um mercado competitivo podemos analisar o panorama de decisões que elencamos, para desenvolver o plano de ação, levando em conta os movimentos a serem feitos, os cenários e as incertezas, bem como as táticas que podem influenciar os demais oponentes.
Reconhecimento do cenário do jogo de tabuleiro Isle of Skye
Cinco clãs lutam pelo domínio da ilha escocesa. São cinco grandes forças comerciais que querem conseguir mais recursos e prestígio. O líder do clã a conseguir essa façanha será reconhecido como o rei da ilha.
Ao longo de 6 rodadas de comercialização, lotes da ilha com seus recursos vão sendo ofertados no mercado e quem pagar mais poderá levar a parte que interessa ao seu empreendimento. Os pedaços de terra se compõem de partes de montanhas, vales verdes (pastos), lagos e estradas. E os recursos nesses lotes são: barris de uísque, ovelhas, gado, faróis, navios, fazendas e pergaminhos que dão ganhos extras.
Na medida em que cada líder comerciante de um clã consegue aumentar lotes de terra, vai ajustando-os lado a lado para ampliar seu território e bens. Porém, somente é possível ajustar montanha com montanha, lago com lago, vale com vale, exigindo que as compras desses lotes sejam previamente planejadas.
Isle of Skye funciona com um modelo de negócio em que cada jogador retira de um saco, secretamente, três lotes de terra, em seguida desvira-os à sua frente de modo que fiquem enfileirados na horizontal e visível para todos. Um pequeno biombo esconde dos demais jogadores, um marcador de descarte que vai indicar que um daqueles lotes não poderá ser comprado, retornando ao saco, como também, moedas que, colocadas em frente ao lote, indicam o valor dos outros dois pedaços de terra.
À esquerda, oferta de terreno com bens, tendo, abaixo, indicação de descarte no centro e valor dos demais lotes. À direita, cartela maior que indica seguimentos e ganhos em cada uma das seis rodadas, circundada pela trilha de pontuação para cada ação de ganho dos líderes.
Desse modo, dois lotes de terra são ofertados com seus respectivos preços em moedas para todos os jogadores. Você como jogador pode, na sua vez, colocar um preço maior em determinado lote e o outro jogador é obrigado a vendê-lo; ao mesmo tempo em que cada um pode aplicar um preço mais alto a uma peça de terreno que não queira vender e assim, ficar com este para melhoria de suas terras.
Um lote de terreno que não foi comprado por ninguém deve ser obrigatoriamente comprado por quem o ofertou, pagando aos cofres do reino o preço que ele mesmo havia designado para sua venda. Esse processo de oferta e compra funciona como um leilão, permitindo que cada líder veja imediatamente o que os demais estão comprando e como está montando o seu empreendimento.
Os lotes de terras com seus benefícios vão sendo montados
sempre com partes complementares: montanhas, lagos e pastos verdes.
As vendas de lotes vendidas, mesmo contra a vontade de quem a ofertou, permitem que este se capitalize com maior poder de compra para as rodadas seguintes. Ao mesmo tempo em que, no final de cada rodada, os comerciantes recebem moedas de acordo com a quantidade de barris de uísque que constam em seus territórios.
Portanto, percebemos que cada líder de clã pode descartar lotes de terra que beneficiariam seus concorrentes, embora tais pedaços de terras possam voltar a serem ofertadas na rodada seguinte.
Uma cartela de marcação de pontos vai permitindo que, no final da rodada, cada líder avance na trilha de pontuação, conforme tenham completado formações de terrenos com lagos, montanhas e pastos verdes; bem como, pela configuração de recursos especificados numa cartela maior de controle das rodadas e que se renova na rodada seguinte.
A partida termina após a sexta rodada, oportunidade em que será feita a contagem de pontos de recursos que cada território apresenta, formação de conjuntos de geográficos completos que beneficiam as terras. Existem alguns bônus extras: se seu pergaminho estiver em uma formação de lago, montanha ou vale verde que se completou, será computada pontuação em dobro. E isso pode fazer parte da meta dos comerciantes desde o início da partida.
O contexto do jogo é de simulação de uma realidade de riscos em que podemos aprender com os erros sem sofrer as consequências reais; obtemos os feedbacks de nossas estratégicas imediatamente e não apenas podemos corrigir nossos desvios durante uma partida, como podemos redesenhar nossas ações nas partidas posteriores. O jogo nos ensina muito sobre os adversários e sobre nós mesmos; a fluidez do mercado e as oportunidades iminentes; mas, também, sobre as decisões e posturas que assumimos em momentos de tensão e pressão.
A elaboração do panorama para decisões
Ao pensarmos numa matriz diagramática para o cenário de decisões que podemos levantar, verificamos que, de fato, ela serve tanto para uma partida de jogo de tabuleiro moderno quanto para uma realidade de mercado de determinados bens. Porém, abrange uma percepção mais ampla do pensamento estratégico para diversas situações mercadológicas.
Vejamos, a seguir, como podemos elaborar esse panorama geral, envolvendo ambas as situações, de um jogo e de um empreendimento;
Roteiro para avaliação de cenários com Strategic Gaming
Estruturação dinâmica
Quem são os jogadores?
No jogo Isle of Skye são 5 jogadores que fazem o papel de líderes empreendedores que estão competindo para tornar seus empreendimentos mais rentáveis numa ilha. Cada um começa sua jornada com recursos iguais e vai envidar todos os seus esforços na aquisição de terras e bens, a fim de se tornar dominante naquele mercado: o rei da ilha escocesa.
Qual a sequência de cada uma dessas ações?
Lotes de terrenos com seus recursos de bens e riquezas são ofertados no mercado. Cada Líder de clã oferta e estipula o preço de dois lotes, para que os demais possam comprar. Porém, o empreendedor pode cobrar caro por um pedaço de terra de seu interesse, na esperança de que nenhum outro tenha dinheiro ou queira comprar; e pode ainda comprar um terreno que foi disponibilizado pelos outros líderes, caso tenha dinheiro suficiente. A cada rodada são ofertados lotes com seus bens e cabe a cada empreendedor verificar quais são os que melhor completarão e enriquecerão seus territórios.
Quais são as opções que cada um tem?
Como em um mercado tradicional, cada empreendedor tem um capital básico, podendo comprar e vender lotes de terras com seus benefícios. Ao vender terras, se capitalizará ainda mais para suas próximas compras. Na medida em que compra lotes e bens, incorpora esses benefícios ao seu território, procurando potencializar-se com certos produtos ativos que, no final de cada rodada garantirá recebimento de novas moedas. O jogador recebe, também nesse momento, pontuação imediata na sua escalada de poder e riqueza.
Quais são as incertezas?
Mesmo sabendo como um mercado se processa no dia a dia, não fácil para um empreendedor saber exatamente o que está por vir. Certas matérias primas podem escassear enquanto outras podem se tornar obsoletas. No começo de cada rodada, os lotes de terra são retirados secreta e aleatoriamente do saco em número de 3 para cada empreendedor. Portanto, não se sabe que partes dos terrenos estarão disponíveis ainda. Por sua vez, mesmo que sejam disponibilizados lotes do interesse dos empreendedores, estes poderão ser descartados ou não; bem como não se sabe qual o preço que será cobrado pelos terrenos que ficarão disponíveis. É possível perceber que determinado lote é de interesse de vários empreendedores, mas quem poderá ou quererá comprá-lo primeiro?
A conjuntura do mercado vai se desenhando pelo processo sucessivo de ofertas, vendas e compras e cada rodada apresenta surpresas, bem como oportunidades. Diante da incerteza do rumo das negociações, é preciso visualizar as possibilidades, potencializar o capital e arriscar-se em compras altas. Um planejamento prévio precisa ser flexível para os ajustes de última hora, quando se transita entre o provável e o desconhecido.
Avaliação estratégica
Quais são os ganhos de cada jogador para cada possível resultado?
Na medida em que as rodadas se sucedem, o empreendedor pode conferir os ganhos de terrenos e de bens de cada um, embora não saiba exatamente quanto os demais investidores possuem para novas compras. Desse modo, o líder do clã, ao verificar que os concorrentes estão acumulando determinados bens e benefícios, percebe que precisa desenvolver uma estratégia própria de descartar o que mais interessaria aos outros e ficar com os tipos lotes que estão sendo pouco desejados e comprados, uma vez que sempre haverá ofertas destes.
Planejamento da execução
Os movimentos a serem feitos agora e no futuro:
O líder empreendedor sabe do que precisa para conseguir um resultado melhor na competição. Mas, não sabe o que virá pela frente em termos de oferta, por isso pode planejar, em determinado momento, o máximo de capitalização possível pela aquisição, por exemplo, de lotes que tenham barris de uísque, um vez que no final da rodada este item o premiará com mais moedas. Essa ação permitirá que um lote muito promissor possa ser comprado, mesmo que esteja caro. Além de ficar atento para eliminar do mercado, condições que possam fazer seus concorrentes passarem a sua frente, pelo descarte de lotes mais procurados por eles.
Os cenários e as incertezas:
Uma avaliação do cenário, ou seja, uma visão comparativa entre os territórios e bens de cada um dos demais líderes de clã, permitirá dizer se você está muito atrás ou muito próximo do empreendedor mais promissor. E mesmo não sabendo que novas ofertas surgirão, nem como vão se comportar os concorrentes, é preciso confiar em uma estratégia, com o já mencionado planejamento flexível, que poderá mudar o percurso dos investimentos a qualquer momento.
É preciso se potencializar para as incertezas, tomando decisões quando novos cenários se configuram. É possível, inclusive, prever alguns desses cenários, pois a cartela maior de controle das rodadas apresente informações e dicas sobre o que poderá render mais dividendos na etapa seguinte.
Táticas que podem afetar oponentes e competir melhor:
Economizar no início e acumular mais dinheiro que os demais concorrentes sempre dá bons resultados mais adiante, ao mesmo tempo em que permite comprar os lotes de acordo com uma nova estratégia definida no decorrer do jogo mercadológico. Mas, não dá para esperar muito e perder oportunidades. Atrasar somente um pouco a decisão sobre qual estratégia adotar impede que os outros líderes comecem a fazer bloqueios em determinados lotes e bens. Estes voltarão a serem ofertados nas rodadas seguintes e poderão ser adquiridos, mesmo que o preço seja mais alto.
Avaliação final de toda a jornada empreendedora
É oportuno salientar que existem jogos de tabuleiros dos mais simples aos mais complexos e pesados, assim como, situações de mercado com produtos e serviços bem mais complicados e diversificados. Os exemplos aqui escolhidos são possíveis para compreensão de como funciona o pensamento empreendedor; situações complexas exigem não apenas complexidade mental como também, avaliação por equipes pensantes que possam abranger todos os aspectos de uma situação econômica e política com suas adversidades.
Porém, a importância de uma simulação como essa consiste em podermos perceber que um jogo de tabuleiro fornece matrizes apropriadas para simulação e exercício do pensamento estratégico e empreendedor. Os jogos são metáforas poderosas que instigam e provocam desafios idênticos aos que serão encontrados na realidade. A familiarização com essas adversidades permite que o jogador esteja atendo às alternativas e às possibilidades de atuação.
Não significa que as situações serão idênticas, porém, que um espírito preparado para o inesperado está sempre aberto à novas soluções e ao inusitado. Existem as opções a serem escolhidas, mas também ocorrem os fatos e eventos imprevisíveis – as decisões são tomadas diante das incertezas, mas precisam projetar as possibilidades com os elementos fornecidos pela análise do panorama. Aqui, exercita-se um pouco da intuição nos negócios.
A visão de um empreendedor depende da quantidade de opções futuras que ele pode imaginar no desenrolar dos padrões que os acontecimentos criam dentro de um mercado. E mesmo quando existe a incerteza do que está por vir, é sempre possível se potencializar para mais de uma possibilidade. Ora a racionalidade permite o planejamento sistemático das ações, ora a imaginação simula novas possibilidades e alternativas, e o trânsito entre essas duas formas de pensar é que desencadeia o processo criativo propício ao inusitado. (Marcos Nicolau)