Postado em: 16 de fevereiro, 2019.
O jogo Caixinha das Letras pode ter várias versões, a critério do professor ou professora, conforme a fase de ensino e nível de aprendizagem dos seus alunos. A flexibilidade de joguinhos com as letras pode envolver alunos de várias idades, desde os que estejam no processo de alfabetização, até os alunos de séries mais avançadas. É importante perceber o momento certo de introduzir a Caixinha de Letras nas atividades de auxílio à compreensão e formação de Português.
Uma primeira versão do jogo consiste em uma caixa contendo 16 cubos, na disposição de 4 X 4 quadradinhos. Cada um deles contém todas as letras do alfabeto, inclusive as letras acentuadas Á, É, Í, Ó Ú e mais alguns sinais gráficos como ponto e vírgula.
Observe que esse exemplar da foto foi feito em origami – tanto os cubos quanto a caixinha, e as letras, pintadas com canetas hidrocor.
As atividades são desenvolvidas com jogos de formação de palavras e até frases simples, distribuídas em graus de dificuldades para diferentes idades ou séries escolares dos alunos.
Além de jogos e desafios individuais que permitem o exercício do letramento, a Caixinha das Letras também pode ser usada com jogos para dois participantes que demonstram suas habilidades no domínio de formação de palavras com letras ou com sílabas.
Esse jogo de auxílio à formação de leitura e escrita pode ser vivenciado, tanto por crianças pequenas, que brincam e aprendem as letras do alfabeto, como por crianças maiores que já sabem ler e escrever, com apoio de caderno e lápis, para anotação de suas atividades. Portanto, os exercícios abaixo exploram diferentes graus de dificuldade.
Atividades para crianças da pré-escola
Formação de blocos a partir do reconhecimento das letras. Na medida em que as crianças passam de ano, são introduzidas ao reconhecimento de palavras acentuadas e sinais gráficos, conforme o currículo escolar estabelece.
Atividades na formação de palavras
1 Formar 4 palavras de 4 letras nas 4 linhas da caixinha. Incentivar a formação de palavras com acentos.
2 A partir da primeira palavra formada, mudar as silabas nas palavras seguintes para criação de novas palavras até completar as quadros possíveis na caixinha.
3 Formar a primeira palavra e trocando uma letra de cada vez, passar a formação da segunda, terceira e quarta palavras, sequencialmente de cima para baixo.
Observação: essa atividade pode ser incentivada a ser ampliada com os cubos fora da caixinha, para que a sequência de palavras serem maiores ou para, partindo de uma palavra dada, chegar a uma outra também pré-determinada pelos professor ou professora.
Exemplo: partir de OLHO e chegar a DEDO mudando uma letra de cada vez.
OLHO
ALHO
ALTO
AUTO
LUTO
LUDO
LEDO
DEDO
4 Formar palavras de quantas letras quiser, fora da caixinha, mas que rimam: Exemplo: GATO/SAPATO.
5 Formar palavras de 3 sílabas fora da caixinha e, mudando uma sílaba de cada vez, formar quantas palavras puder. Vale também mudar a sílaba de um lugar para outro na palavra ou mudar letras.
Exemplo I: tomate / tomada / formada / forrada / curada / cunhada / cunhado / cupido…
Exemplo II: bo ni ta / bo ti na / ba ti na
6 Criar frase usando palavras formadas: CAFÉ. SAPATO. Exemplo: O SAPATO TEM COR DE CAFÉ.
Observações:
A as atividades devem ser anotadas no caderno para serem conferidas e para treinamento da escrita.
B Caso falte uma letra para uma palavra, fazer a troca de cubinhos que estão, procurando a letra por trás de outra palavra.
Jogo da Caixinha de Letras para dois participantes
Uma caixa de letras serve para o jogo, que é dividido em duas etapas:
Etapa 1 – Retirados os cubos da caixinha, cada jogador vai colocando um cubinho de letra dentro da caixinha.O jogador seguinte deve colocar o cubinho com sua letra, colado em um dos lados de um cubo já disponibilizado, acima ou abaixo,, nunca separado ou na diagonal. O objetivo do jogo é a formação de uma palavra.
Observação: pode-se terminar o jogo quando um jogador formar a primeira palavra ou pode-se seguir adiante até preencher a caixinha. Nesse caso, pode haver empate, sem nenhuma formação de palavra, que será decidido na etapa seguinte.
Etapa 2 – Depois que os jogadores tiverem colocados todos os cubinhos dentro da caixa e, verificando-se que ninguém formou nenhuma palavra, segue-se a nova etapa que consiste em: cada jogador, continuando na sua vez de jogar, deve desvirar um cubo, procurando nas laterais ou atrás dele, uma letra que possa formar uma palavra nova.
Observação: mais uma vez, pode-se terminar o jogo quando alguém formar a primeira palavra ou seguir adiante, até que nenhuma palavra possa mais ser formada, contando-se para ver quem criou mais vocábulos de 4 letras.
Atenção: para melhor o funcionamento da Caixinha das Letras é necessário que professores ou professoras criem os cubinhos, levando em conta as letras mais usadas no alfabeto português, para que elas sejam encontradas em quantidade proporcional. Nesse caso, as vogais A, E e O são as mais usadas das cinco. Por sua vez, as consoantes mais empregadas são S, R, N, D, M.
Origami: na internet é possível encontrar vários tutoriais de como criar cubos e caixas. Essa atividade também pode envolver os alunos maiores, proporcionando desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.
Outra versão ampliada da Caixinha de Letras foi feita com cinco letras: 5 X 5 cubos. Isso amplia a possibilidade de criação de frases mais longas, devido à quantidade maior de letras e sinais no jogo.
O grande desafio também aqui é formar uma cruzada completa, com cinco palavras na horizontal e cinco na diagonal.
Atenção: dúvidas, sugestões e melhoramentos podem ser encaminhadas pelo e-mail: ludosofia.marcosnicolau@gmail.com ou através do Instagram: ludosofia.marcosnicolau
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