Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Criação do Jogo Caça-Corruptos

comment traiter les effets secondaires d'augmentin €9.58




Postado em: 29 de julho, 2018.    

 

A partir da trama da Operação Lava-Jato, que ficou conhecida em todo o país, foi possível criar esse jogo, no qual 5 Agentes Federais comandam Forças-tarefa para reunir provas contra 5 acusados de 7 tipos de crimes.

 

Primeiro foi necessário fazer todo o levantamento de como a Operação Lava-Jato se processou, nos trâmites entre a Justiça, envolvendo Ministério Público, Juízes, Delegados Federais, Agentes, Processos, Delações Premiadas e Coleta de provas.

 

Em seguida foram levantados todos os tipos de crimes ocorridos, baseados no Código Penal Brasileiro: Corrupção Ativa, Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro, Enriquecimento Ilícito, Compra de Votos, Evasão de Divisas e Desvio de Verbas. Outras transgressões foram incluídas, como decorrentes dos processos. São crimes de segunda condenação em casos como: Destruição de provas, Intimidação de testemunhas, Tentativa de suborno etc., além de Associação Criminosa.

 

Como está estruturado o tabuleiro

 

No centro do tabuleiro encontra-se o conjunto da Justiça Federal, contendo os processos e suas peças, delações premiadas e seus juízes, que podem autorizar Mandato de busca nos locais dos crimes, escuta telefônica, decretar prisão, anular provas ou conceder Habeas Corpus. Além disso estão disponíveis os cinco acusados.

 

 

Em torno desse centro do tabuleiro ficam as Forças-tarefa, representadas por Agentes Federais, e os locais dos crimes.

 

 

Como se joga

 

O jogo Caça-Corruptos é movimentado por cartas. Cada Agente recebe quatro indícios de crimes e precisa completar cinco, para encaminhar ao Ministério Público, que pede a prisão do acusado. Juiz pode conceder a prisão ou anular uma prova e exigir novas buscas; outro juiz pode conceder Habeas Corpus de acusado que foi preso.

 

 

O jogo se alterna com os Agentes indo ao Processo Principal, adquirindo o direito de solicitar Mandado de busca, podendo ter acesso às Delações premiadas ou ir nos Locais dos crimes recolher provas. Depois de conseguir prender um acusado, o Agente segue para nova fase, podendo prender outro ou conseguir uma segunda condenação daquele que já foi condenado. Bem como, pode condenar pelo menos três deles por Associação criminosa.

 

 

As cartas são marcadas, alternadamente, com uma figura de um peixe grande com cartola. No final do jogo, além da contagem dos pontos de cada tipo de carta, o Agente que tiver mais dessas cartas com o peixe, foi responsável pela prisão do chefe maior de toda a quadrilha, ganhando pontuação extra. O objetivo do jogo, portanto, é que os Agentes com suas foças-tarefa consigam prender todos os corruptos que eram apenas acusados.

 

 

Caça-Corruptos foi criado e desenvolvido por Marcos Nicolau, com ilustrações de Gabriel Jardim, responsável por toda a arte. Encontra-se em fase de testes para consolidação das regras, devendo estar disponível em breve.

 

NCjog

Daminó Go – jogo híbrido de Damas, Dominó, Go

Detetives da Corte, desvende o crime usando Cartas de baralho

Fractals: construir territórios enfrentando adversidades

Caixinha das Letras: jogo de letras e palavras

Criação do Jogo Caça-Corruptos

Atividades do Núcleo de Criação de Jogos

Saiba como criar seu próprio jogo

Consultas para:

  • Cursos
  • Palestras
  • Oficinas

Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados