Postado em: 4 de junho, 2020.
Este jogo usa um tabuleiro de Damas, dois conjuntos de peças do dominó de cores diferentes e princípios básicos do Go sobre ocupação de território. As peças de dominó devem ter o mesmo tamanho de duas casas conjuntas do tabuleiro de Damas. Daminó Go foi elaborado no Núcleo de Criação de Jogos (NCjog) de Ludosofia, por Marcos Nicolau, em 2018.
Divertido e dinâmico, o jogo exige uma visão de posicionamento estratégico do tabuleiro, para se inserir as peças de Dominó, que vão sequencialmente se posicionando no ataque e na defesa territorial, como se faz no jogo chinês.
Objetivo do Jogo
O jogador precisa conquistar um território maior que o adversário e contar com peças de numeração mais altas, para conseguir somar melhor pontuação. Essa combinação de casas ocupadas no tabuleiro mais os pontos das peças do dominó deixa o jogo bastante imprevisível porque, nem sempre quem ocupa mais casas consegue maior pontuação nas peças ou pedras do dominó.
Como se joga
Diante do tabuleiro de Damas, o jogador tem seu jogo completo de Dominó, mexido e com as peças viradas para baixo. Cada jogador retira três dominós e os posiciona virados somente para si mesmo. Pode-se começar por aquele que retirou o maior carroção ou, se ambos estão sem carroção, a peça de maior número. Em seguida, partindo de qualquer casa da primeira fileira do seu lado do tabuleiro, cada um vai posicionando e encaixando sua peça de Dominó, como se faz no jogo, normalmente.
Deve-se usar, inicialmente, as duas pontas da primeira peça de dominó, criando trilhas para um lado ou para outro, seguindo o curso da trilha conforme a combinação normal dos números do dominó. Cada peça ocupa exatamente duas casas conjugadas.
Veja abaixo que a primeira peça do dominó azul foi: 5/2 e a primeira peça do dominó preto foi: 2/4 – ambas começaram na primeira fileira de cada lado do jogador.
Atenção: Uma peça de dominó revirada e que não se encaixou de imediato, fica a espera de ser jogada na primeira oportunidade da vez o jogador.
Ações extras do jogo:
1) se um jogador, durante o jogo retirar o carroção de 6, vai poder inseri-lo a partir de qualquer 6 que já esteja no jogo, criando um apêndice diferente das duas pontas, que continuam valendo. Mas, deve jogar somente este carroção que fica sozinha no lugar colocado, sem sequência;
2) se o jogador retirar o carroção de nada ou limpo, também vai poder inseri-lo em qualquer outro nada de suas fileiras de dominós, e a qualquer momento, com a diferença de que poderá dar continuidade de sequência de dominós a partir dessa peça, mas abandonando uma das duas pontas – isso deve ser avisado ao jogador oponente.
O jogo termina quando um jogador não tiver ou não puder mais encaixar peça em nenhuma das duas pontas, cabendo ao adversário fazer a última jogada, se puder realizar um encaixe com seu dominó. Para verificar quem ganhou a partida, conta-se o número de casas ocupadas pelas peças e o número de pontos nos Dominós que estão sobre elas, fazendo-se a soma final entre essas duas pontuações. Quem tiver mais pontos é o vencedor. Havendo empate, resolve-se com uma série de melhor de três partidas.
Observação: qualquer tabuleiro de Damas pode ser usado, contanto que as peças tenham o tamanho de duas casas juntas. Também podem ser feitos tabuleiros no padrão do Go, com 9 X 9 ou 13 x 13 casas, proporcionando maior grau de dificuldade ao jogo.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: