Postado em: 7 de dezembro, 2020.
Criado em 2013 pelo designer de jogos Jon Hather, na Inglaterra, esse jogo reproduz um confronto entre o exército romano e seus mais resistentes oponentes, os Bretões. Pela narrativa, uma tropa de soldados romanos, no século I d. C., marcha por uma estrada em um vale, quando avistam guerreiros bretões descendo das colinas de ambos os lados.
Os combatentes romanos e bretões podem se mover livremente no tabuleiro, para capturar oponentes; mas são precisos 2 homens para efetuar uma captura. Quando a ação é feita com a presença do comandante de qualquer um dos lados, pode haver capturas de vários combatentes de uma vez.
O jogo é composto por 14 peças para cada lado, de cor diferente. Dentre essas, 12 são soldados e 2 são Comandantes. O tabuleiro, por sua vez, tem uma configuração de 7 x 9 linhas e colunas, com os Bretões nos dois lados opostos das 9 colunas e os Romanos no centro do tabuleiro, em torno da casa central vazia.
O objetivo dos jogadores é reduzir o número de oponentes ao mínimo de 3 ou menos peças, sagrando-se vencedor. Porém, se um jogador conseguir colocar as quatro últimas peças, uma em cada canto do tabuleiro, considera-se um empate.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: