Postado em: 6 de agosto, 2020.
Quando os ingleses chegaram na Ilha Norte da Nova Zelândia, em 1769, o povo Maori já jogava o Mu Torere, em tabuleiros chamados de Takaro, feitos em madeira, argila ou mesmo desenhado na areia. Conta-se que o chefe dos Ngati Haua, de nome Tamihana Te Waharoa desafiou o governador inglês George Grey para uma partida de Mu Torere, tendo o país inteiro como prêmio, mas este recusou-se a jogar.
O tabuleiro corresponde a uma estrela de 8 pontas, nas quais 2 jogadores movimentam um grupo de 4 peças cada, de cores diferentes. O objetivo do jogo é imobilizar o adversário, impedindo-o de se movimentar para qualquer casa, não havendo capturas e nem sendo permitido a uma peça pular qualquer outra. A simplicidade desse jogo ganha dinamicidade quando jogado com rapidez, exigindo velocidade de raciocínio.
As peças são colocadas nas pontas das estrelas, cujas casas se chamam kewai, podendo-se utilizar também a casa central, que tem nome de putahi. Porém, somente se pode ocupar essa casa do centro da estrela no começo da partida, com uma das duas peças de um jogador ladeada pelas peças do oponente ou no decorrer do jogo, quando não houver nenhuma casa vazia para o jogador movimentar sua peça.
Baixe o tabuleiro com as regras, clicando em: