Postado em: 25 de abril, 2019.
Elaborado em 2017, o documentário The board game boom, de Erin Dean revela, através de depoimentos, o que fez os jogos de tabuleiro modernos, conhecidos inicialmente como jogos de estilo alemão, tornarem-se uma prática mundial apaixonante.
Faz alguns anos que esses jogos de tabuleiro realmente se consolidaram no mundo mais recentemente no Brasil, com frequente repercussão midiática. Quem passa a conhecê-los bem, tende a gostar dessa modalidade de jogos de mesa, que tem sido responsável até pela criação de movimentos e projetos sociais importantes. Exemplo disso foi a notícia recentemente divulgada por esse site, sobre a Associação Cidade Curiosa, na cidade de Braga, em Portugal.
Na Europa, principalmente, em plena consolidação industrial e mercadológica, tais jogos são artisticamente bem elaborados por designers de renome e suas criações envolvem boas tramas, estratégias de ação e mecânicas inusitadas. Eles competem, inclusive, a premiações significativas.
Embora o clássico de jogos de tabuleiro moderno tenha surgido em 1995, na Alemanha (Colonizadores de Catan, de Klaus Teuber), desde 1978 existe o Spiel des Jahres, prêmio concedido ao melhor jogo do ano. A escolha é feita por um júri composto de especialistas alemães, austríacos e suíços. Também existem premiação na França, como o L’As D’or e em outros países como Itália, Espanha e Portugal. Esses concursos envolvem várias categorias, incluindo jogos de cartas, jogos familiares, jogos infantis etc.
O que se vê em The board game boom
O documentário de Erin Dean retrata esse panorama crescente internacionalmente. Afinal, a paixão pelos jogos de tabuleiro se dá por diferentes motivos, como o fato de serem jogados presencialmente, em grupos ou terem mecânicas que não dependem de sorte, mas de estratégias pessoais. Isso justifica a importância documentário.
The board game boom é composto por depoimentos de diversas pessoas de diferentes gerações, que de alguma maneira se envolvem com os jogos de tabuleiros: especialistas, designers, empresários, aficionados etc. Eles falam sobre o que faziam antes, que tipos de jogos utilizavam e como descobriram os jogos de tabuleiro modernos. Mencionam aspectos como o fato de terem sido tirados da frente da Tv para se sentarem com parentes em volta de uma mesa, o uso inusitado de dados para estratégias de jogo, o fato de sempre surgir alguém com um novo jogo de mecânica diferente dos demais, a possibilidade de pessoas que têm boas ideias para jogos utilizarem-se de processos como o de crownfunding para financiar seus projetos entre outras curiosidades.
Mesmo quem já gosta dos jogos de tabuleiro atuais acaba por descobrir, no documentário, peculiaridades sobre as quais ainda não havia pensado ou percebido antes.
The board game boom tem duração de 10 minutos e 22 segundos, está produzido originalmente em inglês, mas com possibilidade de legendas em português. Pode ser encontrado no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=DYedXMq-R6I