Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Documentário mostra antigo Jogo Real de Ur: da Suméria para a modernidade

amantadin 50 mg €19.45




Postado em: 13 de setembro, 2019.    

Irving Finkel, filologista curador do Museu Britânico, desafiou o Youtuber Tom Scott em uma partida do antigo Jogo Real de Ur, inventado pelos Sumérios há cerca de 6.500 anos atrás. No embate, documentado no vídeo “O Jogo Real de Ur”, o pesquisador que decifrou as regras deste emblemático jogo milenar enfrenta um iniciante apresentado ao jogo pela primeira vez naquela ocasião. Qual será o resultado?

 

O vídeo inicia com o pesquisador Iving Finkel apresentando o Ur e contando sobre sua popularidade entre os povos que habitaram toda a região da Mesopotâmia. O Youtuber Tom Scott, que não conhecia o Ur e nem sua história, recebe logo nos primeiros minutos do vídeo uma aula completa sobre a origem deste intrigante jogo.

 

 

Frame do documentário do The British Museum sobre o Jogo Real de Ur

 

Scott também é apresentado a uma curiosa peça arqueológica que está sobre a mesa, ao lado do tabuleiro, referida pelo curador como “o livro de regras mais antigo já encontrado”, sendo um registro em escrita cuneiforme que revelou como era jogado o Ur e foi decifrado pelo próprio Finkel.

 

O tabuleiro do Ur e a descrição das regras foram encontradas na década de 1920, em escavações realizadas na antiga cidade de Ur pelo arqueólogo britânico Sir Leonard Wooley e estão em exibição no Museu Britânico.

 

A movimentação no jogo acontece com o uso de “dados sumérios”, que possuem forma de pirâmide, cada um com duas pontas pintadas de branco e duas pontas sem pintura. Os jogadores devem misturá-los e jogá-los, contando apenas os triângulos que caírem com a ponta pintada voltada para cima e andando com uma de suas peças a quantidade de casas que resultar desta soma.

 

Após a contextualização histórica e a explicação das regras, a partida inicia, enquanto uma miniatura do tabuleiro é exibida no canto inferior esquerdo da tela, possibilitando que o espectador acompanhe as movimentações das peças e possa entender claramente as regras e estratégias de cada jogador. Scott e Irving também dão depoimentos sobre suas estratégias e comentam as suas jogadas, assim como as do oponente.

 

O jogo, que envolve bastante estratégia nas escolhas de movimentação, também possui o fator sorte dos dados, sendo instigante do começo ao fim, com chances de vitória para ambos. Como o próprio Finkel revela durante o documentário: “este jogo mantém você alerta o tempo todo e você pode ganhar e nem perceber que ganhou, sendo esta uma de suas grandes belezas e uma grande metáfora para a vida”.

 

E ao fim da partida, o simpático pesquisador faz um apelo a todos os espectadores para engajarem-se no projeto de popularizar novamente o Ur, um jogo fascinante em que aprendizes e mestres tem chances equivalentes de ganhar, mas a real vitória é o legado desta descoberta sobre os costumes do antigo povo Sumério e sua intrigante criação: um jogo instigante que ensina matemática, lógica, bem como, a lidar com a imprevisibilidade da nossa existência.

 

Outras informações, as regras e como montar o jogo podem ser encontradas na nossa seção Ludoarqueologia, neste endereço:

https://ludosofia.com.br/arqueologia/jogo-real-de-ur-surgiu-na-sumeria-ha-4-600-anos/

 

O documentário pode ser encontrado no Youtube, no seguinte endereço:

https://www.youtube.com/watch?v=WZskjLq040I

Resenhas:

Lances inocentes: como se lida com um prodígio no Xadrez?

O xadrez das cores: curta mostra exemplar confronto entre racismo e dignidade

Por dentro dos eurogames: a cultura dos jogos de tabuleiro modernos

Fahim: mais uma vez o xadrez vira um jogo de vida ou morte

Partida fria e o peão mais esperto do xadrez Resenha do filme (2019)

Livro revela a arte da estratégia com o uso da teoria dos jogos: o dilema do prisioneiro

Documentário mostra antigo Jogo Real de Ur: da Suméria para a modernidade

AlphaGo: …e a máquina venceu de novo?

A jogada, livro sobre sabedoria dos jogos para empreendedores

The board game boom: documentário sobre ascensão dos jogos de tabuleiro

Livro infantil ensina crianças a saber perder

Um livro sobre velhos jogos com regras novas

Um curta sobre o jogo da vida de Geri

De peão à rainha de Katwe

Estratégia lúdica na gestão de voluntariado


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados