Postado em: 14 de outubro, 2018.
Os jogos didáticos têm usos e funções que vão além da ludopedagogia. Colaboram na formação de estudantes e de gestores nas mais diversas atividades. O livro As estratégias lúdicas (Editora Peirópolis, 2003) é um excelente exemplo disso. Como diz o próprio subtítulo, são jogos didáticos que ajudam na formação de gestores de voluntariado empresarial.
Embora a primeira edição desta obra seja de 2003, nunca foi tão atual e relevante para os nossos dias, notadamente porque, em sua essência, é contributivo, tanto para um programa de voluntariado quanto para diversos outros tipos de programas semelhantes dentro das organizações empresariais, para os quais podem ser adaptados. Na época já se tratava de uma metodologia inovadora devido a participação espontânea de voluntários para transformação de comunidades locais.
Os autores, Juan José Meré Rouco e Marisa Seoane Rio Resende, apresentam-nos com maestria, um conteúdo valioso, que perpassa pela gestão criativa do voluntariado empresarial, as potencialidades lúdicas e os tipos de jogos didáticos utilizados, a dimensão de grupos e equipes, bem como suas operacionalidades e adaptações.
Segundo os próprios autores, as questões básicas que os desafiaram a elaborar a obra foram: como planejar uma atividade de capacitação produtora de conhecimentos, atitudes e valores? Como aplicar jogos didáticos de maneira rigorosa e, ao mesmo tempo, adaptá-los criativamente a diferentes públicos? Como transformar um conjunto de pessoas em uma equipe eficiente que aprende e produz resultados? Como abordar os conteúdos e as ferramentas-chave para propor, implementar e avaliar ações solidárias?
Em um trecho da página 21, Rouco e Resende enfatizam a proposta:
“No contexto do jogo, a reprodução do cotidiano coloca os participantes diante de desafios que devem vencer mediante o desenvolvimento de certas habilidades: trabalho de equipe, capacidade de organização, resolução de conflitos, utilização da informação de forma efetiva, administração dos recursos e do tempo disponíveis, capacidade de negociação, de definição de estratégias, de implementação de mudanças e de lidar com fatos imprevistos”
A estratégia lúdica pensada por eles pretende atingir três dimensões complementares: a dimensão cultural, com a participação cidadã; a dimensão técnica e sua sustentabilidade, formando pessoas capazes de planejar, gerenciar, implementar ações; e a dimensão estratégica na sociedade, ampliando o papel socialmente responsável da empresa junto à comunidade.
Quatro jogos são apresentados para as atividades propostas: Palavras em jogo; Baralho estratégico; Ciranda de conversas; Na trilha. Cada um deles vem com os detalhes de como serem implementados e gerenciados, e apresentam os eixos conceituais sobre os quais se apoiam as práticas.
Não foram encontradas edições mais atualizadas da obra, nem mesmo exemplares à venda na editora que o produziu e nas demais editoras oficiais. Porém, é possível encontrar edições da época, em sites de livros usados, contendo, inclusive o CD que acompanha o produto.
Trata-se de uma obra significativa para quem acredita nos jogos e dinâmicas grupais como implementadores de visões sistêmicas e estratégias capazes de melhorar a relação entre as pessoas e seus ambientes de convivencialidade. No caso específico desse trabalho, essencial para empreendedores de responsabilidade social e cidadania.