Postado em: 12 de abril, 2019.
O tema dessa obra é: como e porque as crianças precisam aprender a perder quando jogam qualquer jogo. Mas, o assunto é tratado através de uma deliciosa narrativa infantil, praticamente em forma de longo poema. Na sua essência, serve para auxiliar os pais na formação de seus filhos diante dos pequenos fracassos, para que eles saibam lidar com a ansiedade, aprender a observar e esperar as oportunidades para vencer.
O mestre dos jogos (Amazon, 2016) é apenas uma das inúmeras obras infantis de Hugo Fabrício de Medeiros, que também é o ilustrador da capa e das páginas internas. Suas obras tratam de assuntos envolvendo, autoestima, boa educação, para gostar de ler, dormir sozinha entre outros. Porém, sempre com uma narrativa infantil que, tanto pode ser lida pelos pais, quanto pelas próprias crianças que já sabem ler.
Conforme o autor, além desses ensinamentos, os jogos são importantes porque desenvolvem habilidades para a conquista de objetivos. É com essa singela lição que Hugo traz à tona uma questão essencial para os dias atuais: os pais precisam preparar seus filhos para as derrotas e as vitórias do dia a dia, e os jogos proporcionam a vivência ideal para isso, porque simulam a realidade.
Numa época em que a educação infantil, por parte de pais e por parte de escolas, tem primado pela competitividade, para forjar crianças vencedoras mediante frustrações, o livro, O mestre dos jogos: para criança saber perder, é um alento de sabedoria na formação de nossos jovens aprendizes.