Postado em: 9 de maio, 2019.
Não foi possível ainda aos cientistas criarem um algoritmo que possa determinar uma estratégia vencedora para o jogo de cartas Magic: The Gathering. Criado em 1993 por Richard Garfield, trata-se de um jogo de cards colecionáveis, contendo magos e criaturas místicas, em que dois ou mais jogadores montam um deck de cartas de baralho, para se enfrentarem, a partir dos perfis das criaturas e armas, que lhes dão poderes variados.
O grau de dificuldades de mapeamento desse jogo que envolve fantasia está no fato de que os baralhos são montados dentre cerca de 20 mil cartas, que foram sendo criadas na medida em que o jogo se desenvolveu ao longo dos anos. Ao mesmo tempo em que suas regras se tornaram mais complexas do que os demais jogos de cartas do tipo. Magic entrou para o hall da fama da revista Game, em 2003.
Os jogadores de Magic escolhem seu conjunto de cartas pelas habilidades dos personagens mais fantásticos, como magos, gigantes, feiticeiros etc.
A reportagem foi publicada na edição de maio/2019 da Mit Technology Review, a revista do Instituto de Tecnologia de Massachussetts. Para saber o grau de complexidade desse jogo, os pesquisadores, Alex Churchill, de Cambridge, Reino Unido; Stella Biderman, do Instituto de Tecnologia da Geórgia; e Austin Herrick na Universidade da Pensilvânia realizaram uma codificação para usar em partidas que pudessem ser jogadas por um computador e máquina de Turing, e o resultado foi surpreendente. Magic: The Gathering foi considerado computacionalmente o jogo mais complexo conhecido na literatura dessa área, uma vez que não era possível produzir um algoritmo que indicasse se um jogador teria uma estratégia vencedora.
A pesquisa põe em questão fundamentos da teoria dos jogos, que pressupunha que qualquer jogo poderia ser computável. Pela primeira vez, um estudo mostra que existe um jogo no mundo real em que determinar uma estratégia vencedora não é computável. Talvez por essa complexidade, Magic seja um jogo que hoje fascina mais de 12 milhões de jogadores espalhados pelo mundo inteiro.
A matéria completa pode ser encontrada no endereço da Mit Technology Review:
https://www.technologyreview.com/s/613489/magic-the-gathering-is-officially-the-worlds-most-complex-game/