Postado em: 15 de agosto, 2019.
Não se trata mais de um fenômeno passageiro, e sim, da consolidação de um gênero de jogos que tem se mostrado essencial à cultura humana. E o Brasil vem publicando um número considerável desses jogos ano após ano. Os jogos de tabuleiro desafiam, ensinam, divertem, socializam e estimulam virtudes em crianças e adultos.
A revista norte-americana de negócios e economia, Forbes publicou os dados da Pesquisa Game Brasil 2019, demonstrando que 28% por cento da população brasileira está se divertindo e aproveitando os benefícios dos jogos de tabuleiro moderno. Apenas nos primeiros seis meses de 2019, 421 novos títulos foram lançados no mercado nacional por editoras brasileiras.
A matéria, escrita por Guilherme Sommadossi, revela que o segmento representa 9,7% do total arrecadado pelo setor de brinquedos em 2018, com crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq).
Algumas empresas recém-chegadas ao mercado estão despontando graças a este fenômeno de crescimento, como é o caso da editora Conclave Games, liderada pelo Diretor de Criação Cristiano Cuty. A editora atuava anteriormente focada na publicação de livros de ficção e RPG, até que lançou seu primeiro título para o mercado de jogos de tabuleiro em 2014. Hoje a modalidade de jogos de tabuleiro já representa 85% da produção da empresa, que faturou R$ 1,5 milhão apenas em 2018.
O cenário otimista tem impulsionado jovens empreendedores a apostar alto, como Paula Soares e Marina Miranda, sócio-fundadoras da Calamity Games, que recorreram ao financiamento coletivo para, em maio de 2018, licenciar jogos famosos, como Merlin e Metro, títulos da empresa alemã Queen Games. Mas também lançaram títulos próprios e registraram faturamento de R$ 300 mil no período de outubro de 2018 até maio deste ano.
Os eventos direcionados a este público também vem crescendo exponencialmente, como é o caso da feira Diversão Offline, que chegou a sexta edição em 2019 e atraiu um público recorde: 5.600 pessoas compareceram ao evento, que contou com participação de 32 marcas e movimentou R$ 800 mil, segundo a organizadora, Fernanda Sereno.
Os números são positivos do ponto de vista econômico, mas, também mostram que apenas um terço da população brasileira conhecem a fundo e usufruem dos benefícios proporcionados pelos jogos de mesa e que, apesar do crescimento, ainda existe um grande público não alcançado por esta tecnologia, ainda considerada de nicho. Será preciso difundir os jogos de mesa para que os benefícios proporcionados por eles não sejam restritos somente a este grupo de pessoas.
Mais informações podem ser obtidas no endereço forbes.uol.com.br:
https://forbes.uol.com.br/colunas/2019/07/mercado-de-jogos-de-tabuleiro-ganha-espaco-no-brasil/