Postado em: 16 de junho, 2020.
Todos nós conhecemos o potencial pedagógico de jogos de tabuleiro tradicionais como: Xadrez, Damas, Dominó, Go. Mas, poucos conhecem as recriações desses jogos em padrão triplo, que proporciona novos desafios de raciocínio e perspicácia cognitiva para quem os joga. Saiba como funcionam o Triminó, o Xadrez triplo e o Daminó go.
Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: recriações divertidas e desafiadoras
A alteração do Triminó está na configuração das peças, que passam a ter três lados, com seu formato triangular, bem como, numeração de 1 até 5, além do nada (limpo), exigindo combinações bastante diversificadas e podendo participar de 2 a 6 jogadores; o Xadrez triplo, além da modificação do tabuleiro de dois para três lados, permite que joguem entre si três jogadores, simultaneamente; no Daminó go usam-se as pedras tradicionais do Dominó sobre um tabuleiro de Damas, mas com a sistemática do Go para ocupação do território – feito para 2 jogadores.
Cada um desses jogos alcança níveis de dificuldades maiores, exigem maior capacidade de raciocínio e concentração, mas não perdem suas qualidades de divertir e entreter seus jogadores, como devem ser os bons jogos de tabuleiro. Eles adquirem um novo potencial pedagógico, por exigirem estratégias mais elaboradas e maior operacionalidade de cálculos.
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TRIMINÓ E OS PADRÕES FRACTAIS DE SUAS PEÇAS TRIANGULARES
Essa versão foi desenvolvida por Elias Mekler e nela podem participar até 6 jogadores. O Triminó permite que se jogue com variações de níveis mais fáceis aos mais difíceis, na medida da capacidade e experiência dos jogadores. As peças justapostas parecem composições fractais e podem ter pontuação extra quando formam pontes ou hexágonos.
Modo de jogar: para decidir o primeiro jogador, cada um retira uma peça do monte principal, colocando-a a mostra: quem tiver tirado a peça de maior número, joga primeiro. O jogo segue no sentido horário.
Cada jogador recebe 7 peças aleatoriamente. Na sua vez, escolhe uma que pode se encaixar no jogo. Ao verificar que nenhuma de suas peças consegue se encaixar com outra já posta, compra uma do monte de peças que restou, tentando imediatamente ajustá-la. Caso também não seja possível, fica com a peça e passa a vez.
Variante mais simples: igual ao dominó tradicional, ganha aquele que conseguir colocar sua última peça primeiro, “batendo” e encerrando a partida. Pode-se começar a aprender com o encaixe de uma das pontas com outra que tenha numeração igual, ficando apenas metade do triângulo em contato com o outro.
Para iniciantes: encaixe de uma das pontas do Triminó
Variantes avançadas: cada jogador precisa encaixar um lado completo do triângulo com outro que tenha a mesma numeração. Na medida em que encaixa suas peças, vai somando os números delas sucessivamente, até o final da partida, para verificação de quem obteve maior pontuação durante a sequência de jogadas.
Para avançados: encaixe de cada lado completo do triângulo
O jogo termina quando não houver mais peças que se encaixem entre os jogadores e a reserva estiver esgotada. Ou quando um dos jogadores não tiver mais peças.
Uma variante mais completa pode ser feita com aplicação de pontuações extras:
25 pontos extras para o jogador que colocou a última peça e encerrou o jogo;
40 pontos extras para o jogador que fizer uma ponte;
50 pontos extras para quem formar um hexágono na sua jogada;
60 pontos extras para quem fizer um duplo hexágono;
70 pontos extras para o jogador que fizer um triplo hexágono.
A ponte pode surgir mesmo com outras peças já colocadas.
O jogador que fechar a ponte recebe a pontuação extra.
Formação de 1 e 2 hexágonos juntos, podendo ainda surgir um terceiro.
Quem fecha a forma de qualquer hexágono, recebe a pontuação.
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UM XADREZ TRIPLO PARA TRÊS CABEÇAS PENSANTES
O jogo de xadrez tradicional é muito antigo e foi mudando ao longo de séculos até chegar a um formato tradicional em tempos modernos. Entretanto, a partir desse formato atual, algumas variantes foram criadas para tornar o desafio desse jogo ainda mais complexo. O xadrez para 3 jogadores é uma dessas variantes.
Xadrez triplo: parece confuso, mas funciona muito bem
O tabuleiro geralmente tem um design exótico, como no nosso caso, a forma hexagonal. Os três exércitos são diferenciados por cores próprias. Para evitar que dois jogadores se juntem contra um só, tem-se como regra básica que, aquele que der xeque-mate primeiro em qualquer um dos dois oponentes é o vencedor, ficando o que levou o xeque-mate em terceira e última colocação.
As regras do xadrez para 3 jogadores, de um modo geral, são as mesmas, com idêntica ação de cada uma das peças nas casas do tabuleiro. Porém, a complicação está quando se transpõe do seu território para o território do adversário, pelo centro desse tabuleiro de formato triplo. Os caminhos seguidos pelas peças nessa situação precisam ser cuidadosamente observados, para que não se pegue rotas erradas.
A posição dos 3 Reis nos três tabuleiros, para que haja igualdade de condições, deve ser tal qual nas peças brancas do Xadrez tradicional, sempre à direita da Dama. Cada jogador posiciona sua torre, seu cavalo, seu bispo e em seguida o Rei, acompanhado da Dama e novamente a sequência natural das peças: bispo, cavalo e torre.
A passagem pelo centro de um território do tabuleiro para outro respeita a regra de contiguidade das casas na sequência natural de andamento das peças, conforme demonstram as imagens abaixo, tendo-se cuidado com os três passos do Cavalo.
Movimentos possíveis do Bispo e do Cavalo no centro do tabuleiro
Movimentos possíveis do Rei e da Dama, no decorrer da partida
Movimentos possíveis do Peão e da Torre nas fronteiras do tabuleiro triplo
Porém, uma situação de captura de peões exige maior atenção. Levando em conta que você está no centro do seu tabuleiro, pronto para passar ao território seguinte, caso um peão adversário do jogador da esquerda, por exemplo tenha passado em frente ao seu, em direção ao outro adversário da sua direita, você não pode captura-lo porque seria uma captura pelas costas do peão, o que não é permitido – embora essa captura possa acontecer com qualquer outra peça, menos entre peões.
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CONHEÇA A TRIPLA CONFIGURAÇÃO DE JOGOS DO DAMINÓ GO
Este jogo usa um tabuleiro de Damas, dois conjuntos de peças do dominó de cores diferentes e princípios básicos do Go sobre ocupação de território. As peças de dominó devem ter o mesmo tamanho de duas casas conjuntas do tabuleiro de Damas.
Elaborado no Núcleo de Criação de Jogos do Instituto Ludosofia, em 2018, por Marcos Nicolau, o jogo é divertido e dinâmico, exigindo uma visão de posicionamento estratégico do tabuleiro, para se inserir as peças de Dominó, que vão, sequencialmente, se posicionando no ataque e na defesa territorial, como se faz no jogo chinês.
Objetivo do Jogo: o jogador precisa conquistar um território maior que o adversário e contar com peças de numeração mais altas, para conseguir somar melhor pontuação. Essa combinação de casas ocupadas no tabuleiro, mais os pontos das peças do dominó deixam o jogo bastante imprevisível porque, nem sempre quem ocupa mais casas consegue maior pontuação nas peças do dominó.
Como se joga: diante do tabuleiro de Damas, o jogador tem seu jogo completo de Dominó, mexido e com as peças viradas para baixo. Cada jogador retira três dominós e os posiciona virados para cima, à vista. Pode-se começar por aquele jogador que retirou o maior carroção ou, se ambos estão sem carroção, a peça de maior número. Em seguida, partindo de qualquer casa da primeira fileira do seu lado do tabuleiro, cada um vai posicionando e encaixando sua peça de Dominó, como se faz no jogo, normalmente.
Deve-se usar, inicialmente, as duas pontas da primeira peça de dominó, criando trilhas para um lado ou para outro, seguindo o curso da trilha conforme a combinação normal dos números do dominó. Cada peça ocupa, exatamente, duas casas conjugadas.
O jogo termina quando um jogador não tiver ou não puder mais encaixar peça em nenhuma das duas pontas, cabendo ao adversário fazer a última jogada, se puder realizar um encaixe com seu dominó. Para verificar quem ganhou a partida, conta-se o número de casas ocupadas pelas peças e o número de pontos nos Dominós que estão sobre elas, fazendo-se a soma final entre essas duas pontuações. Aquele que tiver mais pontos é o vencedor. Havendo empate, resolve-se com uma série de melhor de três partidas.
Baixe as regras detalhadas com o tabuleiro do Daminó Go clicando no link abaixo:
Daminó Go: regras completas e tabuleiro