Postado em: 22 de setembro, 2019.
Como apresentar uma complexa teoria de filosofia política para crianças a partir de doze anos de idade e de modo lúdico? Nada melhor que através de um jogo de tabuleiro. O jogo “Sociedade Justa”, lançado no Brasil em agosto de 2019 provoca reflexões sobre questões de desigualdade social, com base na teoria de Justiça Equitativa, do filósofo político americano John Rawls, promovendo debates sobre as injustiças sociais.
Criado por Luciano Bastos e Taís Silva, e lançado pela editora The Game Makers, o jogo traz em sua capa diversas perguntas provocativas, como por exemplo: “você tem acesso à educação?”, “você tem acesso a saúde?”, “você é representado politicamente?”.
De acordo com o conteúdo divulgado sobre o jogo, pela editora, a partida inicia-se com a construção de um “quadro da sociedade justa”, em que os jogadores tentam eliminar as injustiças e diferenças enfrentadas na sociedade, sem saber ainda quais serão as características dos seus personagens, definidas em etapa posterior, com uso de dados.
Ao se lançarem os dados, são definidas, sexualidade, gênero, classe social, religião, etnia etc. A partir de então, as discussões são criadas com base nos elementos do quadro e das características dos personagens, proporcionando uma atividade lúdica na qual os jogadores percebem situações de injustiças para que possam eliminá-las.
Imagem do jogo disponibilizada na Ludopedia
Esta jogabilidade simula o processo descrito pelo filósofo John Rawls, em que os princípios básicos de justiça social são definidos de modo imparcial, e os indivíduos não têm informação alguma sobre sua riqueza, sua etnia, seu gênero, sua sexualidade, suas capacidades biológicas ou mentais; e não podem determiná-los para favorecimento próprio.
O jogo promove debates sobre questões sociais importantes, provocando cada jogador a se imaginar no lugar do outro. As situações revelam, de forma prática, como as diferenças afetam os indivíduos na sociedade e mostram que, resolver tais questões é uma tarefa que envolve socialidade, empatia e percepção de comunidade.
Para saber mais sobre este e outros jogos educativos lançados no Brasil no último mês, acesse:
https://www.ludopedia.com.br/topico/33491/lancamentos-nacionais-em-agosto