Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Fatec Sebrae usa jogos de tabuleiro para ensinar inovação

otite augmentin €78.57




Postado em: 29 de outubro, 2019.    

Cresce a cada dia o uso pedagógico dos jogos de tabuleiro nas instituições de ensino, tanto na educação básica quanto superior. No Brasil ganhou destaque em matéria do portal do Governo do Estado de São Paulo, o caso da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, no bairro dos Campos Elíseos, na capital paulista: os alunos do Curso de Gestão de Negócios e Inovação estão criando jogos de tabuleiro para desenvolver o comportamento empreendedor.
 
Com o objetivo de incentivar a criatividade no momento em que o estudante inicia o curso, a atividade integra a disciplina de projeto interdisciplinar I, ofertada no primeiro semestre. O professor Clayton Cunha, responsável por orientar o desenvolvimento dos jogos, revela que a proposta surpreende bastante: “Os estudantes tomam um susto. Quando chegam, vários deles já têm ideias próprias de negócio e, ao saberem que irão desenvolver um jogo, muitos estranham.”

 

Esse estranhamento, ao que parece, é parte da dinâmica que provoca o surgimento de ideias inovadoras. O trabalho na disciplina também dá a oportunidade de experienciar o desafio da criação de um projeto iniciado completamente do zero e com pouco domínio sobre o que será produzido. “Um dos grandes desafios é fazer com que os estudantes entendam que, para empreender, podemos utilizar também o conhecimento e a metodologia científica”, completa o professor.

 

Conforme explica a matéria, o processo utilizado para a criação dos jogos na disciplina possui duas etapas. Na primeira, os estudantes concentram os esforços em escolher um público-alvo e estudar os consumidores utilizando a metodologia científica, estabelecendo aspectos psicológicos, pedagógicos e sociais. A partir desses estudos, tem início a segunda etapa, em que os participantes passam a criar o jogo em si, desenvolvendo as regras e mecânicas.

 

O resultado é um aprendizado multidisciplinar e encorajador, principalmente por se tratar de uma disciplina ofertada assim que os estudantes ingressam no curso, e os jogos produzidos durante o semestre são disponibilizados para download no site da Fatec Sebrae, sendo possível baixar tabuleiros, cartas, peças e instruções.
 
Jogos criados para o Curso da Fatec Sebre

 

Conheça os jogos criados pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação, da Fatec Sebrae, que, geralmente, são desenvolvidos em duas fases: primeiro, estudam-se todas as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo; em seguida o processo de criação é realizado.

 

Jogo: Desafios do Vestibular

 

O “Desafios do vestibular” é um jogo que promove a integração entre os alunos com o foco na aprendizagem de forma divertida e diferente. Um jogo de perguntas e respostas que causam a evolução do personagem para alcançar o centro do tabuleiro, passar pelo desafio final e vencer o jogo.

 

Ao jogar uma partida, você deve passar pelos centros espalhados pelo tabuleiro, testar seus conhecimentos e conquistar habilidades que o levarão a Reitoria, onde você terá de passar pelo último teste antes de garantir a vitória.

 

Jogo: A Vida do Empreendedor

 

Jogo desenvolvido para Adultos e Adolescentes, com o objetivo de desenvolver as características empreendedoras dos participantes. Através das oportunidades, reveses e investimentos mostrar e ensinar todas os desafios enfrentados por aqueles que optam por empreender.

 

Jogo: Extras

 

Jogo desenvolvido com o público-alvo definido para adolescentes e fase de desenvolvimento. Desenvolvido em duas fases, em que  os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo,  para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.

 

O jogo “Extras!” é um jogo de tabuleiro, focado para adolescentes, no qual podem jogar até 6 pessoas. Ele está ambientado em um universo da literatura fantástica que referencia obras literárias como O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, Harry Potter de J.K Rowling, As Crônicas de Nárnia de C.S Lewis, entre outras. Nestas obras, de grande sucesso entre o público infanto-juvenil, os protagonistas enfrentam adversários e desafios variados contra magos, feitiços, ogros etc. e quase que uma decorrência destes atos é a devastação de algum lugar, campo, vilarejo ou castelo.

 

Jogo: Cruz Mania

 

O Jogo foi desenvolvido para pessoas com idades entre 60 e 70 anos, com o objetivo de instigar os participantes a pesquisar sobre novas culturas e costumes, os principais pontos turísticos mundiais, além de fazer exercícios leves. Desenvolvido em duas fases, onde os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.

 

De uma forma resumida, o jogo pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • Auxiliar na socialização;
  • Exercitar funções cognitivas e em especial o raciocínio lógico;
  • Aquisição de conhecimento sobre outras culturas;
  • Ajuda na convivência com familiares e amigos em geral.
  •  

    Jogo: CashThree

     

    Cashthree é um jogo de Educação financeira destinado a empreendedores e pessoas que querem melhorar seu conhecimento e educação financeira.

     

    A partir de quatro perfis diferentes: Acadêmico, Profissional, Empreendedor e Investidor, o jogador vai desenvolver capacidades no mundo financeiro que até então eram limitas a cada um dos perfis. Em Cashthree, você pode começar em qualquer um dos quatro e desenvolver suas capacidades!

     

    Jogo: Lexia

     

    O “LEXIA” é um jogo de tabuleiro que possui a proposta de ser utilizado de forma pedagógica, para auxiliar o desenvolvimento de crianças de 7 a 12 anos que possuem dificuldade na aprendizagem associados à dislexia, promovendo a inclusão social no meio onde convivem, por meio de atividades relacionadas a realização de cálculos matemáticos de soma e subtração, formação de rimas, formação de palavras utilizando sílabas e adivinhação de palavras presentes na forca com a utilização de letra.

     

    A Fatec Sebrae disponibiliza link para que os jogos possam ser acessados e baixados:
     
    http://fatecsebrae.edu.br/jogos-de-tabuleiro/
     
    Mais detalhes da notícia:
     
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/fatec-sebrae-ensina-inovacao-utilizando-jogos-de-tabuleiro/

    Notícias | Curiosidades:

    Adivinhações, enigmas e paradoxos: jogos mentais que estimulam a criatividade

    Minicurso sobre autoformação lúdica docente ministrado no COBESC/UFCG

    Novas oficinas de jogos de tabuleiro no Ensino Fundamental da Escola da Penha

    Baixe o livro: Pensamento computacional com jogos de tabuleiro para crianças

    Ludosofia leva jogos africanos à Escola no mês da Consciência Negra

    Clube de Xadrez e Jogos de tabuleiro para crianças e adolescentes

    Warri: jogo tradicional da África ensina matemática de forma divertida

    Professora cria jogo de tabuleiro para facilitar ensino de matemática em casa

    É possível jogar Rugby em um tabuleiro? Neozelandês provou que sim

    Peças do jogo “Cães e Porcos”, datado de 5 mil anos é encontrado na Turquia

    Pensar antes de agir: o jogo de Xadrez muda a vida de jovens infratores

    Jogo de RPG e ensino de História nas mãos de um professor do Ensino Médio

    Jogos de tabuleiro ajudam Educadora na socialização de skatistas em Araçatuba

    Pesquisador da USP cria jogo para estudar adversidades na Idade Média

    Jogos de tabuleiro batem recorde de procura durante a pandemia

    Jogo soviético mostra vida difícil de trabalhador imigrante na Rússia

    Xadrez, Machado de Assis e uma defesa brasileira consagrada por Lasker

    Professores de Colégio Público criam Jogo de Tabuleiro para sala de aula

    Jogo de tabuleiro romano do século IV é achado na Noruega

    Jogo homenageia Ada Lovelace, primeira programadora da história

    Scrabble: jogo de palavras cruzadas bane insultos raciais e étnicos

    Jogo raro do séc. XIX sobre peregrinação à Meca será leiloado

    Reintegração social de jovens em campeonatos de Xadrez

    Designer brasileiro cria jogos de tabuleiro para combater o coronavírus

    Projeto Gipf: a premiada série de jogos de tabuleiro do designer belga Kris Burm

    Quem é Ela? Jogo de tabuleiro sobre mulheres importantes que mudaram o mundo

    Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: jogos recriados com novas dinâmicas

    Tanitoluwa: menino foge da Nigéria para ser mestre de xadrez nos EUA

    Jogos de tabuleiro têm aumento de uso na pandemia: bom para a saúde mental

    Canal infantil do Youtube cria Jogo educativo sobre prevenção ao coronavírus

    Escola de Saúde de Portugal cria projeto educativo com Jogos de Tabuleiro

    Mais uma editora disponibiliza clássicos de tabuleiro gratuitos

    Fatec SP disponibiliza jogos educativos gratuitamente

    Marta Giardini: revelações sobre jogos de tabuleiro

    Designers criam jogo sobre sumiço do papel higiênico

    A nova Era dos jogos de tabuleiro na visão da Superinteressante

    Cidade Curiosa: associação disponibiliza jogos de tabuleiro para imprimir e jogar

    Jogo de tabuleiro “Gestão de conteúdo” é tema de TCC de aluno da UFPB

    Designer brasileira cria jogo de tabuleiro infantil que ensina sobre o Coronavírus

    Desenvolvedores de jogos de tabuleiro reúnem-se na Leitura em João Pessoa/PB

    Jogos de tabuleiro e cartas auxiliam no tratamento de distúrbios emocionais

    Vivenciamos a era de ouro dos jogos de tabuleiro

    Professora cria Jogo que vira livro em Escola Pública

    Jogo de tabuleiro simula startup e vira site

    Cultura dos jogos de tabuleiro se consolidam em Portugal

    Jogo sobre desigualdade social esgota-se em um mês

    “Vida em Jogo” ensina a salvar vítimas de chuvas e acidentes

    Jogos de tabuleiro ensinam nas escolas de Salvador

    Professora recria Jogo de heróis negros contra racismo

    Jogo de tabuleiro combate à discriminação de idosos

    Jogos de tabuleiro evitam declínio cognitivo de idosos

    Universidade portuguesa cria sala de jogos para estudos

    Jogo de tabuleiro alerta jovens sobre crimes virtuais

    Aprender matemática é para todos e os jogos podem ajudar

    Jogo de tabuleiro leva educação empreendedora a escolas públicas

    Demência pode ser prevenida com jogos de tabuleiro

    A versatilidade dos jogos de tabuleiro sem tabuleiro

    Ellie Dix: o que os jogos de tabuleiro são para pais e filhos

    Cultura de jogos de tabuleiro: eurogames e americangames

    Canadense deixa emprego por jogos de mesa nas escolas

    Fatec Sebrae usa jogos de tabuleiro para ensinar inovação

    Scrabble, o jogo de palavras mais famoso do mundo

    Ludosofia visita o Museu Suíço de Jogos em La Tour-de-Peilz

    Jogos de tabuleiro: popularidade crescente

    Jogos populares do século XVIII na Braga Barroca

    Sociedade Justa? Jogo brasileiro sobre injustiça social

    Jogo de tabuleiro revela particularidades de S. Paulo

    Ludosofia e os jogos de tabuleiro na Livraria Leitura

    Mais de 400 novos jogos de tabuleiro no mercado brasileiro

    Educar a jogar: de Portugal para o mundo

    Cidade Curiosa e os bons jogos de tabuleiro de Portugal

    Jogos de tabuleiro romanos na Bracara Augusta, Portugal

    A simplicidade complexa do Go revela sua sabedoria

    Pesquisadora diz que jogos ensinam melhor os alunos

    Magic: o jogo mais complexo até para computadores

    Nim, um jogo simples de muitas variações

    Cidade Curiosa promove jogos de tabuleiro em Portugal

    Como jogar Banco Imobiliário mudando a visão capitalista

    Pythagoras, um intrigante jogo a ser desvendado

    Museu na Suiça resguarda 4 mil anos de jogos

    Jogo sobre Capoeira criado por aluno da UFCG

    Garota nordestina é protagonista de game divertido e educativo

    Antigo jogo chinês de 2300 anos é descoberto

    Jogo de madeira de 1.600 anos espera ser decifrado


    Ludonarrativas

    Ludoestratégias

    Artigos Científicos

    Ludoaprendizagens

    Ludoarqueologia

    Ludicidades

    Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


    Revista Científica
    Revista Temática

    artesejogos.com.br
    Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados