Postado em: 28 de novembro, 2019.
Neurologistas afirmam que o risco de Demência pode ser reduzido em 33% quando as pessoas adotam um estilo de vida proativo, inclusive com uso de jogos de tabuleiro. A notícia, publicada no final do ano passado, por Karolina Kaminska, no Portal inglês Express, ainda repercute na mídia do mundo inteiro.
Para o Diretor geral da Cognition Health (Inglaterra), o neuroradiologista Emer MacSweeney, existem muitos resultados positivos no tratamento para o Alzheimer e outras formas de demência, porém, a prevenção tem sido muito importante. E isso se consegue com a adoção, o mais cedo possível, de mudanças no estilo de vida, que estimulem e exercitem o cérebro.
“O cérebro é como qualquer outra parte do seu corpo – diz o Dr. MacSweeney -, precisa ser cuidado e exercitado para mantê-lo em forma, forte e funcionando de maneira eficaz”. Suas orientações incluem a prática dos jogos de tabuleiro, uma vez que estes exigem dos jogadores, a concentração e o pensamento nas movimentações seguintes, mantendo o cérebro em constante processamento.
Outras atividades importantes dizem respeito à tarefas do dia a dia, tais como: usar menos o smartphone e mais a memória para lembrar de datas, números etc.; escovar os dentes, por exemplo, com a mão oposta a que está acostumado; a leitura de livros, em que procuramos reter as informações e posterior transmissão; aprender outro idioma diferente do nosso, além de exercícios como caminhadas, dança e uma dieta saudável com redução de açúcar, álcool e comidas industrializadas.
Imagem do arquivo Ludosofia.
Vale salientar que os jogos de tabuleiro envolvem o cérebro humano em atividades cognitivas de leitura e compreensão das narrativas, raciocínio lógica e dedutivo, processamento de visão sistêmica, antecipação do futuro com análise de jogadas a serem realizadas, incluindo a convivencialidade com pessoas da mesma ou de gerações mais novas. Os momentos de tensão e surpresas provocam o riso e a alegria para renovar a vida do cérebro.
Veja a matéria completa no endereço do Portal Express: