Ludosofia

×
Home Quem somos Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludonarrativas Ludoestratégias Ludicidades NCJog Contato
☰
  • Home
  • Quem Somos
  • Ludonarrativas Ludoestratégias NCJog Ludicidades
  • Ludoaprendizagens Ludoarqueologia Artigos Científicos Ludicidades
  • Contato

Jogo de tabuleiro alerta jovens sobre crimes virtuais

dosage d'augmentin pour les adultes €105.22




Postado em: 6 de dezembro, 2019.    

Um jogo de tabuleiro nomeado “Conexão Segura Kids”, que alerta crianças quanto às armadilhas da Internet foi destaque em matéria do jornalista Paulo André Nunes para o portal A Crítica. O jogo, criado e apresentado em forma de artigo científico pela estudante de Engenharia Núbia Moraes dos Reis durante o 6º Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado de 24 a 26 de outubro deste ano em Fortaleza.

 

A matéria revela que o jogo surgiu a partir de uma atividade proposta na faculdade, com a finalidade de despertar a consciência na criança e no adolescente para que percebam que nem tudo é verdadeiro por estar na Internet.

 

A inspiração partiu, segundo a reportagem, da percepção da estudante sobre o amplo acesso que os jovens têm a diferentes meios de informação, e que nem sempre os pais sabem com quem e como os seus filhos se relacionam no mundo digital.

 

Inspirada nesse conceito e estimulada por uma atividade proposta no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Núbia Moraes criou o “Conexão Segura Kid’s”, que integrou o trabalho “Sociedade tecnológica: orientação dos perigos virtuais para crianças e adolescentes utilizando jogo interativo – Conexão Segura Kids”. Além da segurança da própria criança, outro tema importante debatido no jogo é o cyberbullying, em que se busca despertar no jogador a empatia para reduzir os casos de agressão virtual.

 

A atividade, de acordo com a estudante de Engenharia retratada na notícia, é uma alternativa para ajudar crianças e adolescentes a identificar os perigos do mundo virtual, orientando-os contra a exposição a este tipo risco. Com o uso do jogo de tabuleiro, crianças, adolescentes, pais, responsáveis e escola interagem e experienciam momentos de diversão e aprendizado, destacando a importância da realização de atividades presenciais no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.

 

“A finalidade do jogo é criar a consciência na criança e no adolescente para que ela perceba que nem tudo é verdadeiro por estar na Internet e qualquer pessoa pode colocar informações não verdadeiras em plataformas digitais e que não é seguro confiar em todas elas. Ou seja, que há riscos nas redes sociais. Além disso, também esperamos criar uma ética para o comportamento da criança, em fazê-la refletir antes de fazer publicações que possam prejudicar o próximo, como é o caso do cyberbullying, um dos crimes digitais mais crescentes e que já vitimou muitas crianças, assim como as fake news”, disse Núbia. “Ganhamos destaque por ser um jogo inédito para educação, já que o que havia eram apenas jogos já criados para auxiliar no ensino, de tabuleiro e geometria, mas o nosso teve conteúdo inédito para auxiliar na educação”, destaca em sua fala compartilhada no texto da matéria.

 

Como funciona o jogo “Conexão Segura Kids”

 

Segundo a descrição da reportagem, o jogo “Conexão Segura Kids” consiste em um tabuleiro com 34 casas, um dado, quatro pinos que vão representar os jogadores e 30 cartas divididas entre as nomenclaturas “Positivo”, “Negativo” e “Informações”. No baralho de cartas Positivas e Negativas, o jogador será confrontado com situações hipotéticas; no caso das Positivas, serão casos como: “Não aceitar convites de estranhos na sua rede social”, o que implica em avançar casas. Nas cartas Negativas, os casos podem ser: “A pessoa está em uma sala de bate-papo e pede para você mandar fotos ou nudes” ou, ainda, “Vamos marcar encontros pela Internet?”. Neste caso, o jogador retorna algumas casas.

 

No baralho de “Informações”, constam perguntas para testar o conhecimento do jogador, como “O que é cyberbullying” (tipo de violência praticada contra alguém via Internet, como intimidação, entre outros). O jogo já conta com patente registrada e a próxima etapa é conseguir recursos para viabilizá-lo comercialmente, e até mesmo inseri-lo como atividade didática na rede pública de ensino.

 

O “Conexão Segura Kids” foi aplicado primeiramente numa turma de crianças com idade de 8 a 9 anos de uma escola municipal, no qual nenhum dos grupos teve dificuldades de jogar, pois as regras simples e de fácil compreensão permitiram que a experiência do grupo fosse completa e com as crianças aprendendo a dinâmica conscientizadora da atividade, destaca Núbia Moraes.

 

Leia a matéria na íntegra, no endereço:
 
https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/jogo-de-tabuleiro-alerta-criancas-e-adolescentes-para-perigos-da-internet

Notícias | Curiosidades:

Adivinhações, enigmas e paradoxos: jogos mentais que estimulam a criatividade

Minicurso sobre autoformação lúdica docente ministrado no COBESC/UFCG

Novas oficinas de jogos de tabuleiro no Ensino Fundamental da Escola da Penha

Baixe o livro: Pensamento computacional com jogos de tabuleiro para crianças

Ludosofia leva jogos africanos à Escola no mês da Consciência Negra

Clube de Xadrez e Jogos de tabuleiro para crianças e adolescentes

Warri: jogo tradicional da África ensina matemática de forma divertida

Professora cria jogo de tabuleiro para facilitar ensino de matemática em casa

É possível jogar Rugby em um tabuleiro? Neozelandês provou que sim

Peças do jogo “Cães e Porcos”, datado de 5 mil anos é encontrado na Turquia

Pensar antes de agir: o jogo de Xadrez muda a vida de jovens infratores

Jogo de RPG e ensino de História nas mãos de um professor do Ensino Médio

Jogos de tabuleiro ajudam Educadora na socialização de skatistas em Araçatuba

Pesquisador da USP cria jogo para estudar adversidades na Idade Média

Jogos de tabuleiro batem recorde de procura durante a pandemia

Jogo soviético mostra vida difícil de trabalhador imigrante na Rússia

Xadrez, Machado de Assis e uma defesa brasileira consagrada por Lasker

Professores de Colégio Público criam Jogo de Tabuleiro para sala de aula

Jogo de tabuleiro romano do século IV é achado na Noruega

Jogo homenageia Ada Lovelace, primeira programadora da história

Scrabble: jogo de palavras cruzadas bane insultos raciais e étnicos

Jogo raro do séc. XIX sobre peregrinação à Meca será leiloado

Reintegração social de jovens em campeonatos de Xadrez

Designer brasileiro cria jogos de tabuleiro para combater o coronavírus

Projeto Gipf: a premiada série de jogos de tabuleiro do designer belga Kris Burm

Quem é Ela? Jogo de tabuleiro sobre mulheres importantes que mudaram o mundo

Triminó, Xadrez triplo e Daminó Go: jogos recriados com novas dinâmicas

Tanitoluwa: menino foge da Nigéria para ser mestre de xadrez nos EUA

Jogos de tabuleiro têm aumento de uso na pandemia: bom para a saúde mental

Canal infantil do Youtube cria Jogo educativo sobre prevenção ao coronavírus

Escola de Saúde de Portugal cria projeto educativo com Jogos de Tabuleiro

Mais uma editora disponibiliza clássicos de tabuleiro gratuitos

Fatec SP disponibiliza jogos educativos gratuitamente

Marta Giardini: revelações sobre jogos de tabuleiro

Designers criam jogo sobre sumiço do papel higiênico

A nova Era dos jogos de tabuleiro na visão da Superinteressante

Cidade Curiosa: associação disponibiliza jogos de tabuleiro para imprimir e jogar

Jogo de tabuleiro “Gestão de conteúdo” é tema de TCC de aluno da UFPB

Designer brasileira cria jogo de tabuleiro infantil que ensina sobre o Coronavírus

Desenvolvedores de jogos de tabuleiro reúnem-se na Leitura em João Pessoa/PB

Jogos de tabuleiro e cartas auxiliam no tratamento de distúrbios emocionais

Vivenciamos a era de ouro dos jogos de tabuleiro

Professora cria Jogo que vira livro em Escola Pública

Jogo de tabuleiro simula startup e vira site

Cultura dos jogos de tabuleiro se consolidam em Portugal

Jogo sobre desigualdade social esgota-se em um mês

“Vida em Jogo” ensina a salvar vítimas de chuvas e acidentes

Jogos de tabuleiro ensinam nas escolas de Salvador

Professora recria Jogo de heróis negros contra racismo

Jogo de tabuleiro combate à discriminação de idosos

Jogos de tabuleiro evitam declínio cognitivo de idosos

Universidade portuguesa cria sala de jogos para estudos

Jogo de tabuleiro alerta jovens sobre crimes virtuais

Aprender matemática é para todos e os jogos podem ajudar

Jogo de tabuleiro leva educação empreendedora a escolas públicas

Demência pode ser prevenida com jogos de tabuleiro

A versatilidade dos jogos de tabuleiro sem tabuleiro

Ellie Dix: o que os jogos de tabuleiro são para pais e filhos

Cultura de jogos de tabuleiro: eurogames e americangames

Canadense deixa emprego por jogos de mesa nas escolas

Fatec Sebrae usa jogos de tabuleiro para ensinar inovação

Scrabble, o jogo de palavras mais famoso do mundo

Ludosofia visita o Museu Suíço de Jogos em La Tour-de-Peilz

Jogos de tabuleiro: popularidade crescente

Jogos populares do século XVIII na Braga Barroca

Sociedade Justa? Jogo brasileiro sobre injustiça social

Jogo de tabuleiro revela particularidades de S. Paulo

Ludosofia e os jogos de tabuleiro na Livraria Leitura

Mais de 400 novos jogos de tabuleiro no mercado brasileiro

Educar a jogar: de Portugal para o mundo

Cidade Curiosa e os bons jogos de tabuleiro de Portugal

Jogos de tabuleiro romanos na Bracara Augusta, Portugal

A simplicidade complexa do Go revela sua sabedoria

Pesquisadora diz que jogos ensinam melhor os alunos

Magic: o jogo mais complexo até para computadores

Nim, um jogo simples de muitas variações

Cidade Curiosa promove jogos de tabuleiro em Portugal

Como jogar Banco Imobiliário mudando a visão capitalista

Pythagoras, um intrigante jogo a ser desvendado

Museu na Suiça resguarda 4 mil anos de jogos

Jogo sobre Capoeira criado por aluno da UFCG

Garota nordestina é protagonista de game divertido e educativo

Antigo jogo chinês de 2300 anos é descoberto

Jogo de madeira de 1.600 anos espera ser decifrado


Ludonarrativas

Ludoestratégias

Artigos Científicos

Ludoaprendizagens

Ludoarqueologia

Ludicidades

Núcleo de Criação de Jogos (NCJog)


Revista Científica
Revista Temática

artesejogos.com.br
Ludosofia.com.br © Copyright 2019 - Todos os direitos reservados