Postado em: 4 de fevereiro, 2020.
A convenção de jogos de tabuleiro na cidade portuguesa de Viana do Castelo mostra como o país lusitano acredita cada vez mais nessa prática cultural como evento social e educativo, que atrai crianças, jovens e adultos. O VianaCon – como é chamado esse evento -, é organizado pela associação ArtMatriz, que tem apoio da Câmara local e conta até com doutorando fazendo tese sobre o assunto. O país é um dos grandes celeiros de criação, produção e práticas de jogos de tabuleiro.
Salão da Convenção e seus personagens destaque: Micael, Ricardo e o jogo Porto.
De acordo com matéria divulgada pelo Jornal de Notícias, de Porto, centenas de pessoas, incluindo famílias inteiras e especialistas na área, já passaram neste fim de semana, dias 01 e 02 de fevereiro, pelo espaço da convenção. O VianaCon disponibilizou um acervo de mais de 200 jogos de tabuleiro gratuitamente para o público visitante, incluindo o jogo português “Porto” criado pelo arquiteto Orlando Sá, com ilustração do também português, Luis Levy Lima.
Porto é um dos mais conceituados jogos criados e produzidos em Portugal
Além de Lisboa e Porto, as duas maiores cidades lusitanas, diversas outras localidades realizam encontros e convenções de jogos de tabuleiro. A cidade de Braga mantém a Associação Cidade Curiosa, como organizadora de atividades semanais que atraem centenas de estudantes e interessados até de outros países para a estufa municipal, no Parque da Ponte. E neste sábado, dia 08 de fevereiro, o Centro Ciência Viva, da cidade de Extremoz promove o seu encontro de jogos de tabuleiro, que está se tornando referência na região do Alentejo, centro de Portugal.
No VianaCon, além da área destinada à prática dos jogos, o evento conta com outras atividades, como palestras, “workshops” de criação de jogos de tabuleiro e de pintura de miniaturas; torneios, de iniciação e de apuramento avançado para o próximo Campeonato Nacional de Jogos de Tabuleiro de Portugal.
Para os organizadores, a presença de facilitadores motiva os visitantes a saírem da zona de conforto e testarem jogos que ainda não conhecem, afirma Ricardo Ferreira, integrante da convenção VianaCon. Segundo Ricardo: “Temos mais de 200 jogos à disposição das pessoas. Só têm de vir cá e pedir para jogar, que temos voluntários a ensinar, porque muitas vezes a barreira para não jogar é não conhecer as regras”.
Não apenas habitantes da cidade de Viana do Castelo, mas turistas e jogadores de outras cidades também estiveram no evento: “Desde a manhã deste sábado já entraram no Centro Cultural de Viana para jogar, mais de 300 pessoas. É gente do Mundo inteiro. Temos desde famílias que vieram do Alentejo e jogadores de todo o país, a polacos, irlandeses e galegos”, acrescenta Ricardo Ferreira.
Tese de doutoramento sobre jogos de tabuleiro
Aspecto importante desse evento, segundo o Jornal de Notícias é a presença de especialistas e estudiosos no assunto, como o pesquisador Micael Sousa, que desenvolve uma tese de Doutorado envolvendo os jogos de tabuleiro, em suas próprias palavras, “como modo de abordagem ao planeamento do território”.
Ricardo Ferreira, do VianaCon e Micael Souza, doutorando que faz tese sobre jogos
Em sua tese, Micael defende que os jogos devem ser aplicados amplamente por entidades municipais e aumentar a participação popular, “para fazer simulações de modo a que as pessoas possam participar nos processos de tomada de decisão no ordenamento do território e políticas públicas. É uma coisa testada já em alguns países, como a Holanda, onde há uma cultura de participação muito maior do que em Portugal”.
Na opinião de Micael, outro aspecto importante a considerar é que “os jogos de tabuleiro já se inserem nos movimentos da Era pós-digital, que não é a negação do digital, mas o perceber que se tivermos todas as dimensões da nossa vida no digital, perdemos a parte presencial, cara a cara, dos relacionamentos”. O pesquisador, que utiliza os jogos nas suas formações, também integra a organização do Leiria Con, na cidade de Leiria, que em março deste ano realizará a 15ª edição do seu encontro de jogos de tabuleiro.
Imagens: divulgação do Jornal de Notícias
Leia a matéria sobre a VianaCon na íntegra em:
https://www.jn.pt/local/noticias/viana-do-castelo/viana-do-castelo/jogos-de-tabuleiro-promovem-socializacao-no-centro-cultural-de-viana-do-castelo-11776433.html