Postado em: 22 de agosto, 2020.
O que está em jogo quando alguém vai trabalhar em um país estranho, sem saber nada da língua local? Como imigrante será explorado com muito trabalho e pouco salário, afinal, nada sabe sobre seus direitos e sobre as leis que regulam o mercado de trabalho. Por isso, dois russos criaram o jogo de tabuleiro: Rússia, a Terra da Oportunidade, em que os jogadores podem vivenciar essas situações e aprender a lidar com suas dificuldades.
O jogo Rússia… existe desde 2011; é baseado em tomadas de decisão, que podem ser aleatórias ou deliberadas. Foi criado pelos russos, Olga Zhitlina e Andrei Yakimov com o propósito de passar ao jogador a sensação de viver na pele de um trabalhador estrangeiro naquela terra. Submetido a diversos riscos, oportunidades e responsabilidades, o jogador pode entender o quão problemático é viver com as condições de trabalho de um imigrante na Rússia, seja ele ilegal ou não.
A proposta dos autores, além de gerar reflexões como: “Por quê concordar com tudo isso” ou “Como alguém pode sobreviver nessas condições?”, é fazer do jogo um documento histórico. Tanto que, em nota, Zhitlina e Yakimov declaram: “os personagens, situações e valores monetários (multas, pagamentos, subornos etc.) não são fictícios. Qualquer semelhança com eventos reais não é coincidência. Todos os anos, milhares de pessoas são vítimas do sistema descrito no jogo”.
A primeira jogada em Rússia… se dá a partir de lance de dado. Trata-se de um paralelo sobre como é tentar ganhar a vida em um país com políticas injustas aos imigrantes com uma jogada de sorte. O dado original possui apenas três valores (1, 2, 3), e estes definem seus rumos no tabuleiro (mas, pode ser jogado com dado comum – ver Regras). Porém, não se engane: um bom resultado inicial nem sempre indica uma vida fácil. Os órgãos de fiscalização e a polícia local podem ser grandes impasses na partida, reduzindo seus lucros e fazendo o jogador perder a vez.
Os momentos de decisão pessoal possuem um peso ainda maior que o rolar do dado. O jogador fica à mercê de seu próprio julgamento e com a responsabilidade de lidar com o que está por vir. Por fim, o jogador pode se encontrar numa situação de nem sequer conseguir pagar o mínimo necessário para viver, correndo risco de ser deportado e, no pior dos casos, submeter-se à escravidão.
Um fato curioso sobre o Rússia… é que ele é cíclico, não possui um fim determinado. O jogador sempre tentará sobreviver a estas condições de desvantagem, até que se canse. Este fator cíclico é um paralelo proposital, para que, no momento de exaustão, o jogador passe a refletir sobre tais condições. É dessa forma que os jogos de tabuleiro podem ir além do entretenimento, com o uso estratégico das ações do jogador para superação dos desafios.
O tabuleiro do jogo está em inglês e não em russo, permitindo que seja traduzido com mais facilidade para qualquer idioma. Abaixo estão as regras do jogo traduzidas para o português e a seguir, um link para baixar o tabuleiro – melhor imprimir em folha dupla.
Regras do jogo: Rússia, a terra da oportunidade
O jogo foi desenvolvido para adultos e crianças em idade escolar, podendo participar de 2 a 6 jogadores.
Para jogar você precisa de um dado, fichas, papel e canetas. O dado deve ter, inscritos nele, dois conjuntos de números de 1 a 3. Se você tiver um dado regular numerado de 1 a 6 e o lance der 4, 5 ou 6, subtraia 3 do número que você lançou, para chegar aos resultados 1, 2 ou 3, que define o número de casa a se mover.
Como marcadores, você pode usar qualquer objeto pequeno – moedas ou botões.
Tenha papel e caneta à mão para anotar suas receitas e despesas durante o jogo.
Espaços e movimentação no tabuleiro
Cada espaço representa um movimento. Os espaços em forma de diamante são obrigatórios. Você deve passar por eles na direção indicada pelas setas. Os espaços de formato quadrado e retangular são jogáveis.
Você se move pelo tabuleiro jogando um dado: o número que você rola determina o número de espaços que você avança. Se o número que você rolar for maior do que o número de espaços jogáveis à sua frente, você deve ir para o próximo espaço requerido (em forma de diamante).
Se houver um símbolo de dado na frente do espaço onde você está localizado, role um dado e mova ao longo da seta marcada com o número que corresponde ao número que você lançou.
Se houver um símbolo de círculo à sua frente, você deve escolher um dos espaços indicados pelas setas.
Se você pousar em um espaço marcado como Polícia:
a) e você tem uma autorização de trabalhoválida, fala russoe conhece seus direitos, você está liberado e livre para fazer seu próximo movimento;
b) e você tem uma autorização de trabalhoválida, mas não fala russo, então você deve pular um turno e pagar 1.000 rublos;
c) e você tem uma autorização de trabalhoinválida, você pula um turno e paga 3.000 rublos;
d) e você tem um carimbo de entrada / saída falsoem seu passaporte, você deve ir para o espaço marcado Prisão.
Se você pousar em um espaço marcado Raid FMS (Federal Migration Service):
a) e você tem uma autorização de trabalhoválida e fala russo, você pula um turno;
b) e você tem uma autorização de trabalhoválida, mas não fala russo, você pula um turno e paga 5.000 rublos;
c) e você tem uma autorização de trabalho falsa, você pula um turno e paga 5.000 rublos;
d) e você tem um carimbo de entrada / saída falsoem seu passaporte, você vai para o espaço marcado Prisão.
Atores, agências e documentos
Cartão de migração. Um documento confirmando que o migrante (ou viajante estrangeiro) cruzou a fronteira da Federação Russa. É preenchido, por exemplo, a bordo de um avião ou no aeroporto à chegada. É válido até que o migrante recém-chegado passe pelo procedimento de registro.
Registro (notificação de chegada). Os migrantes devem se registrar em seu local de residência na Federação Russa. O registro é válido por noventa dias.
Visto de trabalho. Um documento confirmando que um migrante tem o direito de trabalhar para uma pessoa jurídica específica em um determinado trabalho, conforme estipulado pela cota de recrutamento de mão de obra estrangeira. Por lei, as autorizações de trabalho só podem ser emitidas pelo Serviço Federal de Migração. Uma autorização de trabalho de um ano dá ao migrante o direito de obter uma autorização de residência por todo o período (e, portanto, não precisa sair e entrar novamente no país a cada noventa dias).
Agências privadas de emprego. Os “serviços” prestados por tais agências são amplamente divulgados em mídias locais, como a Tajik. Essas agências prometem fornecer aos migrantes todos os documentos necessários e encontrar trabalho para eles na Rússia. Eles são conhecidos por se envolverem em fraudes, enganando migrantes e expondo-os ao risco de acabar como escravos virtuais ou com excesso de trabalho.
Capataz. (Em russo, “brigadeiros”.) O capataz é o líder de um grupo de trabalhadores migrantes. Ele ou ela é alguém que já esteve na Rússia, ou um amigo ou parente. O capataz trata do processamento de documentos, encontra e organiza trabalho e moradia para os migrantes, serviços pelos quais recebe uma parte da renda total obtida pela “brigada”.
Intermediários. Em Petersburgo, há várias firmas intermediárias semilegais que oferecem aos trabalhadores migrantes serviços como processamento de autorizações de trabalho e de residência e assistência para passar nos exames do conselho médico. Na realidade, eles geralmente emitem documentos falsos ou simplesmente aceitam dinheiro por seus serviços sem fornecer nenhum documento. Enquanto os migrantes esperam por esses documentos, o período de registro de residência geralmente expira e eles vivem ilegalmente na Rússia. No entanto, às vezes essas empresas conseguem autorizações de trabalho legais, o que indica que essas empresas têm conexões não oficiais com o Serviço Federal de Migração, a única agência governamental autorizada a emitir tais documentos. Noventa por cento dos migrantes fazem uso dos serviços desses intermediários.
Empresas de terceirização (terceirização). São corretoras de empregos que se dedicam à contratação de mão-de-obra estrangeira para arrendamento a grandes empresas (redes varejistas, postos de gasolina etc.). Formalmente, essas empresas são o empregador legal do trabalhador migrante e pagam-lhe um salário das comissões recebidas do empregador real. Como resultado, a relação legal entre empregador e empregado é violada. Este esquema permite que grandes empresas evitem impostos, economizem no pagamento de benefícios sociais e explorem os trabalhadores migrantes, introduzindo uma longa jornada de trabalho (até dezesseis horas por dia) sem licença médica e feriados, e um sistema de multas ilegais (por violações disciplinares imaginárias). As empresas de terceirização dispõem dos salários de milhares de pessoas como elas desejam. É normal que eles paguem aos funcionários não a cada trinta dias, mas a cada quarenta e cinco dias.
Diásporas. Associações fraternas de pessoas da mesma região, país ou grupo étnico. Os líderes da diáspora podem oferecer serviços de mediação mediante o pagamento de uma taxa.
Grupos de direitos humanos. Essas organizações oferecem assistência jurídica gratuita aos migrantes e monitoram a situação dos direitos humanos em geral.
Centros de detenção de migrantes. Instalações especiais para pessoas sujeitas a expulsão ou deportação da Federação Russa devido à perda de documentos de identidade. Os migrantes podem ser mantidos nessas instalações por até um ano.
“Serviços legais.” Uma forma de corrupção praticada pelo Ministério do Interior (polícia) e funcionários do Serviço Federal de Migração em migrantes que aguardam expulsão ou deportação. Por uma certa “taxa” (ou seja, um suborno que varia de 30.000 a 70.000 rublos), os funcionários corruptos oferecem simplesmente a libertação dos migrantes ou a chance de “apelar” da decisão de expulsá-los.
Rússia, o jogo da Oportunidade foi projetado por:
Andrei Yakimov (consultor de direitos humanos, desenvolvimento de conceito)
Olga Zhitlina (ideia, desenvolvimento de conceito)
Alexander Lyakh, Galina Zhitlina (design de jogo de tabuleiro)
David Ter-Oganyan (desenhos)
Tatyana Alexandrova, Nadezhda Voskresenskaya (design gráfico)
Link do tabuleiro do jogo em PDF: Rússia, a Terra da Oportunidade
Fontes das informações: Chtodelat News