Postado em: 9 de dezembro, 2021.
O desenvolvimento do Pensamento computacional em crianças e adolescentes com uso dos jogos de tabuleiro é essencial para que eles possam exercitar, de forma lúdica, pilares básicos referentes à abstração, algoritmo, decomposição de problemas e reconhecimento de padrões – notadamente aqueles estudantes que não têm acesso a computadores.
Trata-se de uma proposta voltada aos professores que, mesmo sem formação em informática e a partir da diversidade desses jogos, podem estimular em seus alunos do Ensino Fundamental, processos cognitivos para o aprimoramento das habilidades e competências necessárias ao aprendizado do Pensamento computacional.
Nesta obra, são apresentados 24 jogos de tabuleiro de diferentes épocas e culturas, cujas jogabilidades e mecânicas compõe um manancial pedagógico inventivo e divertido apropriados à experimentação do pensamento racional e criativo de ambos, docentes e discentes, não apenas pela prática de jogar, mas também pela possibilidade de recriação e reprogramação de novos jogos.
Baixe o livro gratuitamente neste endereço: https://ludosofia.com.br/livros/