Postado em: 14 de novembro, 2022.
No contexto atual da Cultura Maker, a formação docente exige que o professor faça investimentos em sua própria formação, procurando aprimorar suas aptidões para despertar por inteiro a sua vocação como educador. E a ludicidade tem se mostrando como perspectiva de grande contribuição no atual entendimento que se tem da didática.
O minicurso fez parte do VII Colóquio Brasileiro de Educação na Sociedade Contemporânea (Cobesc), evento bienal organizado pela Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) do Centro de Humanidades (CH) da UFCG, Campus de Campina Grande, no período de 08 a 11 de novembro de 2022, sob coordenação da professora Luciana Leandro da Silva, e foi ministrado pelo professor Marcos Nicolau, presidente do Instituto Ludosofia.
Sobre autoformação, ao reconhecer a posição estratégica em que se encontra no cenário educacional de uma sociedade, recebendo toda a carga de formação profissional e de cobranças, mas ao mesmo tempo como principal contemplador dos feedbacks fornecidos pelos seus alunos, o professor tem na ludicidade os procedimentos necessários para preservação de sua integridade mental e para obtenção de resultados cognitivos satisfatórios por parte dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem.
Baixe e conheça os livros do Prof. Marcos Nicolau sobre jogos e Educação:
Ludosofia: a sabedoria dos jogos
Ludoaprendizagem desplugada: pensamento computacional com jogos de tabuleiro no ensino Fundamental
Clique aqui para baixar gratuitamente os livros!