Postado em: 21 de outubro, 2020.
Rugby é aquele esporte derivado do futebol que se joga com as mãos, originário da Inglaterra, muito praticado também em diversos países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia entre outros, em campos gramados de grandes estádios, e para torcidas apaixonadas. Como esse esporte de campo e multidões, parecido com o futebol, poderia ser adaptado e reproduzido no formato de jogo de tabuleiro, reunindo jogadores em torno de uma mesa?
O neozelandês Zane Thompson, da cidade de Christchurch, na Ilha sul da Nova Zelândia conseguiu essa façanha, depois de oito anos de experimentações e aprimoramentos. Rugby the game, como jogo de tabuleiro, foi enviado ano passado para a plataforma Kickstarter, maior site de financiamentos de projetos do mundo e recebeu apoio considerável para ser reproduzido comercialmente. Neste segundo semestre de 2020 as caixas com o jogo começaram a chegar nas mãos dos apoiadores do projeto junto à plataforma.
Thompson é um entusiasta por jogos desde a década de 1980. Mesmo diante do apelo dos consoles de jogos digitais, seu interesse sempre foi pelos jogos de tabuleiro, tendo começado com os mais simples, como Snakers and Ladders (conhecido aqui como Cobras e Escadas), chegando mais tarde a jogos mais avançados como The Lords of Hells e Western Legends.
Em setembro de 2019 o projeto que foi encaminhado para o site Kickstarter alcançou de forma colaborativa a cifra de 11 mil dólares. O pedido inicial de 1.500 caixas foi produzido na China e está chegando às lojas inicialmente da Nova Zelândia, antes do Natal deste ano de 2020. O próximo passo, segundo Thompson é a criação de uma versão mais curta e versátil do jogo, baseada em um formato (Sevens) direcionado para um público mais jovem.
Abaixo, os endereços da matéria do jornal neozelandês e do projeto no Kickstarter:
Jornal Otago Daily Times
Plataforma Kickstarter