Postado em: 27 de abril, 2020.
A indústria de jogos de tabuleiro lança, atualmente, cerca 5 mil títulos por ano, em um mercado cujo faturamento deve chegar a 21,5 bilhões de dólares em 2025, diz pesquisa da Grand View Research. Essa é uma das muitas informações reveladas pela reportagem da revista Superinteressante, sobre a onda de jogos de tabuleiros modernos.
Para quem ainda não conhece essa nova dimensão dos jogos de tabuleiro, que se iniciou na Alemanha, em 1995 pelas mãos do protector Klaus Teuber, com o jogo Colonizadores de Catan, é uma oportunidade imperdível de mergulhar no universo apaixonante, divertido, lucrativo e educativo dos jogos presenciais modernos.
Página da Super com reportagem
Conforme a matéria da edição de abril da Super: “Catan foi uma revolução – e o marco zero na era dos board games modernos. Teuber largou a sala de dentista e fundou uma empresa junto com os filhos, para administrar as dezenas de versões temáticas do jogo, que já ultrapassou 30 milhões de unidades vendidas”.
No jogo Catan, criado por Klaus Teuber, os jogadores são colonizadores de uma ilha, empreendendo estradas, vilas, cidades, bem como a produção de sua fazenda, que pode ser visitada por ladrões.
Mas, para quem também já vivencia o movimentado mercado de jogos de tabuleiro, a reportagem assinada por Rafael Battaglia recupera os primeiros e históricos jogos de tabuleiro, a emblemática obra Homo Ludens, de Johan Huizinga e publicada em 1938, sobre a importância dos jogos na cultura humana e desfila com detalhes, uma diversidade de jogos que fazem sucesso há mais de um século, até chegar aos atuais exemplares do gênero. Além disso, apresenta aspectos do mercado editorial e atuação das editoras especializadas.
Fonte: Revista Superinteressante, edição 414, abril/2020.