Postado em: 3 de junho, 2020.
Além das dinâmicas de grupo, os jogos de tabuleiro estão sendo usados em Portugal para treinamento de futuros profissionais da área da saúde. Os professores Marlene Rosa e Micael Sousa, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da cidade de Leiria, desenvolveram um projeto que utiliza essa modalidade de jogos no desenvolvimento de técnicas de colaboração, integração e estratégias para os estudantes que estão sendo formados em seus cursos. O projeto de educação social tem o nome de Gym2BeKind.
Marlene Rosa e Micael Sousa explicam as bases do projeto Gym2BeKind.
Em relato para o jornal Diário de Leiria, o professor Micael Sousa explica que os jogos são ideais para o desenvolvimento das competências sociais conhecidas por soft skills, expressão inglesa que designa, no contexto dos recursos humanos, habilidades comportamentais e competências subjetivas de difícil avaliação. A atividade envolve colaboração e trabalho em equipe, qualidades essenciais para o desenvolvimento da comunicação e das relações efetivas. Afinal, os jogos de tabuleiro promovem a colaboração e o envolvimento ativo dos jogadores.
Por sua vez, Marlene Rosa explica, em vídeo produzido para a página do projeto que, em uma sala de aula tradicional, os alunos não tinham uma preparação mais voltada para técnicas de comunicação motivacional, escuta ativa, gestão de expectativas, gestão de conflitos e tomada de decisão. O profissional de saúde, continua a professora, precisa estar preparado para se relacionar bem com seu público e ser capaz de trabalhar em equipe. Para Marlene, o projeto Gym2BeKind utiliza os chamados jogos sérios, que envolvem os jogos voltados para finalidades educacionais e sociais.
Futuros profissionais de saúde exercitam competências soft skill.
Porém, na opinião de Micael Sousa: “Todos os jogos de tabuleiro podem ser transformados em jogos sérios desde que nós determinamos previamente os fins para qual eles serão usados”. Enquanto isso, o referido projeto já se encontra em fase de votação para fazer parte das propostas das Academias de Conhecimento da Gulbenkian, uma fundação de apoio a projetos sociais voltados a crianças e jovens, que, para o período de 2018-2023 estão focadas nos três domínios prioritários de intervenção social: coesão e integração social, sustentabilidade e conhecimento.
Para conhecer mais o projeto Gym2BeKind veja o vídeo com depoimentos dos professores responsáveis pela proposta, em:
https://www.youtube.com/watch?v=TSq5rBHYJPs