Postado em: 29 de outubro, 2019.
Cresce a cada dia o uso pedagógico dos jogos de tabuleiro nas instituições de ensino, tanto na educação básica quanto superior. No Brasil ganhou destaque em matéria do portal do Governo do Estado de São Paulo, o caso da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, no bairro dos Campos Elíseos, na capital paulista: os alunos do Curso de Gestão de Negócios e Inovação estão criando jogos de tabuleiro para desenvolver o comportamento empreendedor.
Com o objetivo de incentivar a criatividade no momento em que o estudante inicia o curso, a atividade integra a disciplina de projeto interdisciplinar I, ofertada no primeiro semestre. O professor Clayton Cunha, responsável por orientar o desenvolvimento dos jogos, revela que a proposta surpreende bastante: “Os estudantes tomam um susto. Quando chegam, vários deles já têm ideias próprias de negócio e, ao saberem que irão desenvolver um jogo, muitos estranham.”
Esse estranhamento, ao que parece, é parte da dinâmica que provoca o surgimento de ideias inovadoras. O trabalho na disciplina também dá a oportunidade de experienciar o desafio da criação de um projeto iniciado completamente do zero e com pouco domínio sobre o que será produzido. “Um dos grandes desafios é fazer com que os estudantes entendam que, para empreender, podemos utilizar também o conhecimento e a metodologia científica”, completa o professor.
Conforme explica a matéria, o processo utilizado para a criação dos jogos na disciplina possui duas etapas. Na primeira, os estudantes concentram os esforços em escolher um público-alvo e estudar os consumidores utilizando a metodologia científica, estabelecendo aspectos psicológicos, pedagógicos e sociais. A partir desses estudos, tem início a segunda etapa, em que os participantes passam a criar o jogo em si, desenvolvendo as regras e mecânicas.
O resultado é um aprendizado multidisciplinar e encorajador, principalmente por se tratar de uma disciplina ofertada assim que os estudantes ingressam no curso, e os jogos produzidos durante o semestre são disponibilizados para download no site da Fatec Sebrae, sendo possível baixar tabuleiros, cartas, peças e instruções.
Jogos criados para o Curso da Fatec Sebre
Conheça os jogos criados pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação, da Fatec Sebrae, que, geralmente, são desenvolvidos em duas fases: primeiro, estudam-se todas as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo; em seguida o processo de criação é realizado.
Jogo: Desafios do Vestibular
O “Desafios do vestibular” é um jogo que promove a integração entre os alunos com o foco na aprendizagem de forma divertida e diferente. Um jogo de perguntas e respostas que causam a evolução do personagem para alcançar o centro do tabuleiro, passar pelo desafio final e vencer o jogo.
Ao jogar uma partida, você deve passar pelos centros espalhados pelo tabuleiro, testar seus conhecimentos e conquistar habilidades que o levarão a Reitoria, onde você terá de passar pelo último teste antes de garantir a vitória.
Jogo: A Vida do Empreendedor
Jogo desenvolvido para Adultos e Adolescentes, com o objetivo de desenvolver as características empreendedoras dos participantes. Através das oportunidades, reveses e investimentos mostrar e ensinar todas os desafios enfrentados por aqueles que optam por empreender.
Jogo: Extras
Jogo desenvolvido com o público-alvo definido para adolescentes e fase de desenvolvimento. Desenvolvido em duas fases, em que os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais do público-alvo, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
O jogo “Extras!” é um jogo de tabuleiro, focado para adolescentes, no qual podem jogar até 6 pessoas. Ele está ambientado em um universo da literatura fantástica que referencia obras literárias como O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, Harry Potter de J.K Rowling, As Crônicas de Nárnia de C.S Lewis, entre outras. Nestas obras, de grande sucesso entre o público infanto-juvenil, os protagonistas enfrentam adversários e desafios variados contra magos, feitiços, ogros etc. e quase que uma decorrência destes atos é a devastação de algum lugar, campo, vilarejo ou castelo.
Jogo: Cruz Mania
O Jogo foi desenvolvido para pessoas com idades entre 60 e 70 anos, com o objetivo de instigar os participantes a pesquisar sobre novas culturas e costumes, os principais pontos turísticos mundiais, além de fazer exercícios leves. Desenvolvido em duas fases, onde os autores do jogo primeiramente estudaram todos as características psicológicas, pedagógicas, culturais e sociais, para posteriormente o processo de criação ser realmente realizado.
De uma forma resumida, o jogo pretende alcançar os seguintes objetivos:
Jogo: CashThree
Cashthree é um jogo de Educação financeira destinado a empreendedores e pessoas que querem melhorar seu conhecimento e educação financeira.
A partir de quatro perfis diferentes: Acadêmico, Profissional, Empreendedor e Investidor, o jogador vai desenvolver capacidades no mundo financeiro que até então eram limitas a cada um dos perfis. Em Cashthree, você pode começar em qualquer um dos quatro e desenvolver suas capacidades!
Jogo: Lexia
O “LEXIA” é um jogo de tabuleiro que possui a proposta de ser utilizado de forma pedagógica, para auxiliar o desenvolvimento de crianças de 7 a 12 anos que possuem dificuldade na aprendizagem associados à dislexia, promovendo a inclusão social no meio onde convivem, por meio de atividades relacionadas a realização de cálculos matemáticos de soma e subtração, formação de rimas, formação de palavras utilizando sílabas e adivinhação de palavras presentes na forca com a utilização de letra.
A Fatec Sebrae disponibiliza link para que os jogos possam ser acessados e baixados:
http://fatecsebrae.edu.br/jogos-de-tabuleiro/
Mais detalhes da notícia:
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/fatec-sebrae-ensina-inovacao-utilizando-jogos-de-tabuleiro/