Postado em: 6 de dezembro, 2019.
Um jogo de tabuleiro nomeado “Conexão Segura Kids”, que alerta crianças quanto às armadilhas da Internet foi destaque em matéria do jornalista Paulo André Nunes para o portal A Crítica. O jogo, criado e apresentado em forma de artigo científico pela estudante de Engenharia Núbia Moraes dos Reis durante o 6º Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado de 24 a 26 de outubro deste ano em Fortaleza.
A matéria revela que o jogo surgiu a partir de uma atividade proposta na faculdade, com a finalidade de despertar a consciência na criança e no adolescente para que percebam que nem tudo é verdadeiro por estar na Internet.
A inspiração partiu, segundo a reportagem, da percepção da estudante sobre o amplo acesso que os jovens têm a diferentes meios de informação, e que nem sempre os pais sabem com quem e como os seus filhos se relacionam no mundo digital.
Inspirada nesse conceito e estimulada por uma atividade proposta no Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra), Núbia Moraes criou o “Conexão Segura Kid’s”, que integrou o trabalho “Sociedade tecnológica: orientação dos perigos virtuais para crianças e adolescentes utilizando jogo interativo – Conexão Segura Kids”. Além da segurança da própria criança, outro tema importante debatido no jogo é o cyberbullying, em que se busca despertar no jogador a empatia para reduzir os casos de agressão virtual.
A atividade, de acordo com a estudante de Engenharia retratada na notícia, é uma alternativa para ajudar crianças e adolescentes a identificar os perigos do mundo virtual, orientando-os contra a exposição a este tipo risco. Com o uso do jogo de tabuleiro, crianças, adolescentes, pais, responsáveis e escola interagem e experienciam momentos de diversão e aprendizado, destacando a importância da realização de atividades presenciais no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais.
“A finalidade do jogo é criar a consciência na criança e no adolescente para que ela perceba que nem tudo é verdadeiro por estar na Internet e qualquer pessoa pode colocar informações não verdadeiras em plataformas digitais e que não é seguro confiar em todas elas. Ou seja, que há riscos nas redes sociais. Além disso, também esperamos criar uma ética para o comportamento da criança, em fazê-la refletir antes de fazer publicações que possam prejudicar o próximo, como é o caso do cyberbullying, um dos crimes digitais mais crescentes e que já vitimou muitas crianças, assim como as fake news”, disse Núbia. “Ganhamos destaque por ser um jogo inédito para educação, já que o que havia eram apenas jogos já criados para auxiliar no ensino, de tabuleiro e geometria, mas o nosso teve conteúdo inédito para auxiliar na educação”, destaca em sua fala compartilhada no texto da matéria.
Como funciona o jogo “Conexão Segura Kids”
Segundo a descrição da reportagem, o jogo “Conexão Segura Kids” consiste em um tabuleiro com 34 casas, um dado, quatro pinos que vão representar os jogadores e 30 cartas divididas entre as nomenclaturas “Positivo”, “Negativo” e “Informações”. No baralho de cartas Positivas e Negativas, o jogador será confrontado com situações hipotéticas; no caso das Positivas, serão casos como: “Não aceitar convites de estranhos na sua rede social”, o que implica em avançar casas. Nas cartas Negativas, os casos podem ser: “A pessoa está em uma sala de bate-papo e pede para você mandar fotos ou nudes” ou, ainda, “Vamos marcar encontros pela Internet?”. Neste caso, o jogador retorna algumas casas.
No baralho de “Informações”, constam perguntas para testar o conhecimento do jogador, como “O que é cyberbullying” (tipo de violência praticada contra alguém via Internet, como intimidação, entre outros). O jogo já conta com patente registrada e a próxima etapa é conseguir recursos para viabilizá-lo comercialmente, e até mesmo inseri-lo como atividade didática na rede pública de ensino.
O “Conexão Segura Kids” foi aplicado primeiramente numa turma de crianças com idade de 8 a 9 anos de uma escola municipal, no qual nenhum dos grupos teve dificuldades de jogar, pois as regras simples e de fácil compreensão permitiram que a experiência do grupo fosse completa e com as crianças aprendendo a dinâmica conscientizadora da atividade, destaca Núbia Moraes.
Leia a matéria na íntegra, no endereço:
https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/jogo-de-tabuleiro-alerta-criancas-e-adolescentes-para-perigos-da-internet